62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
Comparação da Prevalência de Sobrepeso e Obesidade em Escolares da cidade do Natal- RN
Thiago Renee Felipe 1
Nailton José Brandão de Albuquerque Filho 1
Ana Raissa de França Barros 1
Roberto Luiz Menezes Cabral Fagundes 1
Roberta Cortes Cabral Fagundes 1
Edson Fonseca Pinto 1
1. Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:
A obesidade deriva de um desequilíbrio crônico entre a energia ingerida e a energia gasta, a epidemia da obesidade e considerada hoje principal problema de saúde publica no mundo, o numero de crianças com sobrepeso cresce muito rápido, e conseqüentemente a obesidade nessa população, que triplicou nas ultimas duas décadas ao ponto de configura-se com mais indivíduos obesos do que subnutridos, por isso essa desordem metabólica do organismo, a qual gera problemas relacionados à saúde como, dislipidemias, hipertensão, diabetes melitos tipo 2 e a doenças cardiovasculares consideradas fatores de risco para os adultos, podem ser observadas freqüentemente na faixa etária mais jovem. O objetivo da pesquisa foi comparar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes do sexo masculino matriculados em escolas publicas e privadas da cidade do Natal-RN
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi o estudo relativo ao contexto populacional realizado na cidade do NATAL-RN.A técnica de amostragem utilizada foi a aleatória estratificada , constituída pó 314 escolares do sexo masculino sendo 125 das escolas publicas e 189 matriculados nas escolas privadas , com idade que variaram entre 6 e 15 anos.Para aferição do peso , utilizou-se balança microeletrônica com capacidade de 150 kg e precisão de 100 g, marca filizola ,que zera automaticamente após a retirada da carga .A estatura foi medida com o auxilio de um estadiometro de fabricação nacional da marca SANNY , com extensão de 200 cm e precisão de 1mm.O tratamento estatístico para analise foi o teste T de student para amostras independentes com um nível de significância de p <0,05. As variáveis utilizadas para avaliar o sobrepeso e a obesidade foram o índice de massa corporal (IMC). A tabela normativa para analise do IMC foi, CDC (2000), foi considerado como magreza. IMC < escore z-2; baixo peso: IMC ≥escore Z -2 e < escore Z -1,5; eutrofia: IMC ≥ escore Z -1,5 e < escore Z 1,5; sobrepeso: IMC ≥ escore Z 1,5; obesidade: IMC ≥ escore Z 2.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que 8% das crianças avaliadas foram classificadas no nível de eutrófia, 20 % das crianças avaliadas foram classificadas no nível de obesidade e 72% das crianças avaliadas estavam no nível de sobrepeso. A discussão foi que a causa de sobrepeso e obesidade foram as alterações nutricionais de maior freqüência entre os adolescentes avaliados independentemente do tipo de escola conforme vem sendo relatado em análises de dados populacionais que mostraram aumento na prevalência de sobrepeso e redução na ocorrência de baixo peso em jovens brasileiros.
CONCLUSÃO:
A conclusão da pesquisa foi que não houve diferença significativa entre os estudantes das escolas publicas e privadas em relação ao nível de obesidade. Deve-se ressaltar o importante papel da escola na implantação de programas educacionais que visem encorajar a atividade física e os hábitos alimentares adequados.
Instituição de Fomento: UnP
Palavras-chave: Escolares, IMC, crianças..