62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
PRÁTICA CLINICA DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DE COMUNIDADE CARENTE NA CIDADE DE PAU DOS FERROS
ANASSELY BEZERRA BESSA 1
Aldilane Gonçalves da Fonseca 1
Cyntia Mirelle Costa Lima 1
Antonio Maxsuelton Alves de Souza 2
Antonio Anderson Fernandes Freire 2
Telma Maria Araújo Moura Lemos 1
1. DEPARTAMENTO DE ANALISES CLÍNICAS E TOXICOLOGICAS/ UFRN
2. DEPARTAMENTO DE MEDICINA/ UFRN
INTRODUÇÃO:

O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por hiperglicemia crônica com distúrbios no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Associados com sintomas típicos como poliúria, polifagia, polidipsia. As Dislipidemias são distúrbios de síntese, transporte ou catabolismo de lipídeos; alterações nas concentrações plasmáticas de lipídeos e lipoproteínas, induzem e potencializam a aterosclerose, representam fatores de risco no desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Os programas de prevenção primária do DM2 e das Dislipidemias têm se baseado em intervenções na dieta e na prática da atividade física, visando a combater o excesso de peso e alterações significativas nas dosagens bioquímicas, tais como colesterol total, triglicerídeos e glicemia. O presente estudo teve como objetivo a prática clínica dos alunos da área da saúde em uma comunidade carente, orientando os moradores dos riscos de desenvolvimento de doenças como as Dislipidemia e o Diabetes Mellitus tipo II.

METODOLOGIA:
O presente estudo foi desenvolvido em domicílios do bairro Riacho do Meio na cidade de Pau dos Ferros, onde foram avaliados 270 moradores desta comunidade com idades variantes entre 18 e 59 anos. Durante as visitas domiciliares os alunos aplicaram um questionário envolvendo fatores sócio-econômicos, parâmetros clínicos pessoais e familiares e parâmetros físicos e alimentares, ainda avaliavam exames laboratoriais como glicemia, dosagem de colesterol total e triglicerídeo, realizados no laboratório municipal de analises clínicas da cidade de Pau dos Ferros. Podendo assim por em prática na comunidade os assuntos abordados em sala de aula pelos professores da UFRN e alertando a população para os riscos de virem a desenvolver doenças com grandes complicações como DM2 e as Dislipidemias.
RESULTADOS:
Dos 270 moradores com idades variantes entre 18 e 59 anos, que participaram do trabalho tivemos que: 70,74% dos participantes eram do gênero feminino e 29,26% do gênero masculino, desse total avaliado foram obtidos os seguintes resultados: 74,34% das mulheres e 45,57% dos homens apresentam-se com excesso de peso, quando avaliado o IMC e a relação cintura/Quadril. Em relação aos parâmetros bioquímicos dos 51 pacientes que apresentavam exame de colesterol total, realizado nos últimos seis meses, 58,82% apresentam valores desejados, 23,53% apresentam valores limítrofes e 17,65% apresentam valores acima do de desejado. Dos 49 pacientes que possuíam exame de triglicerídeo 65,31% estavam com valores desejáveis, 20,41% apresentam valores limítrofes e 14,28% estão com os valores acima dos considerados normais. Do total de 270 pacientes 24,44% apresentavam exame de glicemia realizado nos últimos seis meses, destes, 30,30% apresentavam valore de glicose desejável, 60,6% apresentam valores limítrofes e 9% apresenta com valores de glicose acima do normal.
CONCLUSÃO:

Diante destes resultados e levando em consideração que os programas de prevenção primária do DM2 e das dislipidemias têm se baseado em intervenções na dieta e na prática da atividade física, visando a combater o excesso de peso e uma melhora dos resultados das dosagens bioquímicas é notória a necessita de intervenção dos profissionais da saúde para esclarecer dos riscos do sobrepeso associado a fatores genéticos, por se tratar de uma população de adultos jovens, a freqüência de fatores de risco cardiovascular identificada aponta para a necessidade da adoção de medidas preventivas, tais como este trabalho de orientação, no intuito de diminuir os riscos dos pacientes virem a desenvolver maiores complicações como: dislipidemia, diabetes e hipertensão em um futuro próximo.

Instituição de Fomento: PROEX/UFRN
Palavras-chave: PREVENÇÃO, SAÚDE, PRÁTICA CLÍNICA.