62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL
Fabricio Oliveira de Araújo 1
Gilderlanio Santana de Araújo 1
Emannuel Messias Silva Souto 1
Maria Cilene de Sousa Lima 2
1. Sistemas de Informação, Faculdades Integradas de Patos - FIP
2. Profa./Orientadora - Sistemas de Informação - FIP
INTRODUÇÃO:
A Exclusão Digital é um sério problema que vem sendo enfrentado pela sociedade ao longo dos últimos anos. Muitos são os esforços para tentar remediar essa situação. Mas o problema também está ligado a fatores que vão além da acessibilidade aos recursos de informática, como a situação social das famílias brasileiras e a própria qualidade do ensino público no país. Após realizarmos investigações na comunidade escolar pública local, de ensino fundamental e médio, observarmos que parte dessas Instituições de Ensino dispunham de recursos tecnológicos, mas não possuíam qualquer projeto capaz de promover a inclusão dos seus discentes em sintonia com o atual momento da Era Digital. Desse modo, surgiu a idéia de elaborar um projeto diferenciado, composto por estratégias inclusivas e ações que facilitassem o acesso de estudantes de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com enfoque na Web 2.0. Calcada sobre valores como colaboração, participação e interação na rede, as ferramentas da Web 2.0 atuam de forma convidativa, através de interfaces intuitivas, disponibilizando serviços que despertam o desejo de integração social nas pessoas. Desse modo, o Projeto Inclusão Digital 2.0, vem favorecendo o surgimento de novas alternativas para combater a Exclusão Digital.
METODOLOGIA:
Uma vez identificados os problemas na comunidade escolar pública local, a Coordenação de Pesquisas das Faculdades Integradas de Patos (FIP), estabeleceu um convênio com as referidas escolas para serem beneficiadas pelo projeto. Logo após, sob coordenação própria, o projeto iniciou suas atividades em junho de 2008. No início foram selecionados seis Bacharelandos em Sistemas de Informação das FIP, para reunir-se com a coordenadora em uma reunião de brainstorming, para discutir sobre pontos como: plano de ação, produção de material didático e plano de riscos, dentre outras atividades correlacionadas. O projeto prima pela capacitação de alunos com idade entre 12 e 17 anos, com pouco ou nenhum conhecimento em TICs, através de curso composto por aulas teórico-práticas, utilizando tecnologias da Web 2.0, tendo como base o uso de software livre em cada computador. As aulas são ministradas semanalmente nos laboratórios de informática das escolas públicas parceiras, por dois Bacharelandos para cada turma de 20 alunos previamente selecionados. O curso é semestral e possui carga horária de 480 horas/aula. Vale salientar que a capacitação desses Bacharelandos para ministrar aulas, se dá por meio de um treinamento em práticas pedagógicas ministrado pela coordenadora do projeto.
RESULTADOS:
Em junho de 2008, o projeto beneficiou 40 alunos de uma escola pública na cidade de Patos. Em julho de 2009 as ações se expandiram para três escolas públicas na cidade de Patos, uma na cidade de Santa Luzia e uma na cidade de São José do Egito-PE; ao todo foram beneficiados 140 alunos em dez turmas. Em fevereiro de 2010, o projeto além de manter os índices alcançados em julho de 2009, expandiu-se para mais duas escolas: uma na cidade de Santa Luzia e uma na cidade de Condado, totalizando assim, 200 alunos beneficiados pelo projeto atualmente. Desde o início de suas atividades, o projeto já beneficiou 400 alunos de 07 escolas públicas em 04 cidades. Dos alunos já atendidos, 06 prestaram vestibular para cursos da área de Computação. Foram duas aprovações: uma na UEPB e uma na UFPB. Além dos resultados obtidos nas escolas parceiras, o projeto vem representando as FIP, desde setembro de 2008, no Dia Nacional da Responsabilidade Social, no segmento de inclusão digital e social.
CONCLUSÃO:
A sintonia que existe entre as ferramentas da Web 2.0 e a inclusão digital e social não é mero acaso, pois se sabe que uma das sugestões da Web 2.0 é a valorização das redes de pessoas em detrimento de redes de computadores, isto é, o foco passa a ser o usuário. Na maioria dos métodos utilizados para promover a inclusão digital, é preciso instigar o espírito participativo das pessoas, ou seja, elas são passivas no processo de aprendizagem, sentindo a necessidade de serem monitoradas a cada passo, e muitas vezes se tornam dependentes das tecnologias as quais se acostumaram. Com a Web 2.0 é diferente, porque as próprias ferramentas despertam o interesse dos usuários. A autonomia faz com que todos se sintam colaboradores. Esse é o grande diferencial quando se usa a filosofia da Web 2.0 para auxiliar no processo de inclusão digital. Valendo-se dessas premissas, o Projeto Inclusão Digital 2.0, concebeu uma nova perspectiva no tocante ao letramento digital, promovendo a desmistificação da tecnologia e a socialização na Web 2.0. Para os Bacharelandos envolvidos, o projeto representou uma oportunidade única para a aplicação de seus conhecimentos em prol da sociedade.
Instituição de Fomento: Coordenação de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Patos - COOPEX
Palavras-chave: Inclusão Digital e Social, Web 2.0, Educação.