62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Química Industrial e a Inclusão Científica: Um estudo de caso na implantação de novas indústrias na região de Dourados - MS
Mariana Miguel 1
Edemar Benedetti Filho 1
1. Departamento de Química,Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados/MS
INTRODUÇÃO:
Inclusão cientifica é o ato de trazer para a sociedade as informações científicas relevantes ao nosso desenvolvimento e ilustrar com o seu cotidiano. A educação cientifica influencia diretamente na construção e na manutenção de uma sociedade democrática, bem como valoriza os profissionais que atuam nesta área. A população precisa participar com as decisões sobre política e economia, mas também decidir sobre os rumos da saúde pública, do meio ambiente, do desenvolvimento tecnológico e da própria política cientifica. A importância da Química em nossa vida é visível, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passarão por algum tipo de transformação, e suas obtenções em massa para a sociedade é originada por processos industriais. Em geral a população relaciona as empresas químicas com poluição e problemas ambientais, porém é necessária sua presença para a própria qualidade de vida dos seres humanos. Na busca de soluções para o problema da inclusão científica, este trabalho objetiva divulgar a Química Industrial relacionada com os processos industriais das empresas que estão se instalando no cone sul do estado de Mato Grosso do Sul, através de debates e palestras e relacionar com os impactos ambientais e econômicos que possam ocorrer na região.
METODOLOGIA:
O projeto foi aplicado em forma de seminário e posteriormente debates para alunos do primeiro ano do Ensino Médio em escolas públicas da cidade de Dourados - MS. Foram utilizados recursos audiovisuais para tornar a apresentação mais atraente, através do emprego de fotos e vídeos, com uma duração máxima de 30 minutos. Os slides foram elaborados envolvendo todo o ciclo de plantação da cana-de-açúcar, desde o plantio, a colheita, enfocando os impactos sócio-econômicos e ambientais no processo. Também foi inserido o processo industrial da produção de etanol e açúcar, deixando evidente a importância da Química no processo e os impactos para a sociedade. Os debates ocorreram após a apresentação através de perguntas e explicações dos comentários, esta etapa geralmente levavam 30 minutos de duração. Após o encontro foi aplicado um questionário para inserir novos temas e suas observações sobre a atividade.
RESULTADOS:
O tema empregado no projeto foi "usina sucroalcooleira", devido ao fato de na região de Dourados - MS, estarem sendo implantadas cerca de 10 usinas e já estão 4 em funcionamento. Os seminários foram executados em Escolas Públicas de Ensino Médio da cidade de Dourados - MS, para as turmas iniciais. Após a apresentação do seminário no momento de discussão foi observado o interesse dos alunos ao tema, devido ao elevado número de questionamentos dos participantes. As perguntas foram as mais variadas possíveis, desde o processo industrial até o econômico. Um ponto a destacar é o interesse entre os alunos para debater temas que estão na atualidade influenciando seu cotidiano, principalmente no futuro profissional. Observou-se que os alunos têm preocupação pelo meio ambiente, onde vários questionamentos foram feitos sobre os dejetos das empresas, como o uso descartado da "vinhaça" nos canaviais. Algumas perguntas ambientais ilustram as observações: "qual a forma de tratar a vinhaça e se aqui no Mato Grosso do Sul já existe este tipo de tratamento nas usinas?" "quantos anos o solo pode ser reutilizado?" e também sobre o processo: "se existe diferença no processo da obtenção do açúcar mascavo e do refinado".
CONCLUSÃO:
As observações comportamentais e as análises dos questionários confirmam a aceitação pelo emprego de seminários envolvendo temas sócio-econômicos e científicos. A inclusão científica ocorreu devido à desinformação dos alunos sobre o tema, as discussões demonstraram que os alunos tiveram um avanço na importância da Química e que ele é refém dos processos industriais no seu cotidiano. Destacamos a importância de novos temas devido ao interesse nas discussões. A inclusão científica não é uma utopia, mas uma maneira de levar estes conhecimentos, mesmo na forma de discussões, para a sociedade, mesmo que seja para alunos de ensino médio, refletindo a lacuna na divulgação científica no Brasil.
Instituição de Fomento: PROEC - UEMS.
Palavras-chave: Processos químicos, Divulgação científica, Inclusão científica .