62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
PRODUÇÃO MAIS LIMPA (P+L): A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Marta Vick Postai Neta 1
Paula Mirelli Queiroz e Silva 1
Maria da Silveira Câmara Neta 1
Maiara Ane Rodrigues da Silva 1
Cyntia Danielle da Silva 1
1. Faculdade do Vale do Jaguaribe
INTRODUÇÃO:
A industrialização e o crescimento desordenado são fatores inerentes ao desenvolvimento global. Entretanto, este fato acarreta uma série de impactos ambientais demonstrando a necessidade de se encontrar novas alternativas para minimização dessas alterações na sociedade. A Produção mais limpa (P+L) é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada, que pode ser aplicada a processos, produtos e serviços. A implementação de um Programa de Produção mais Limpa traz uma série de benefícios às empresas, uma vez que possibilita o conhecimento do seu processo industrial através do monitoramento contínuo, resultando na eficiência do processo produtivo. A referida pesquisa tem objetivo descrever as ações que podem ser tomadas para implantação de um programa de Produção mais Limpa (P+L) em empresas do setor da construção civil.
METODOLOGIA:
Para tratar do assunto de produção mais limpa foram analisadas as temáticas a respeito para melhor discernimento do assunto. Como procedimento metodológico foi realizado uma coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, junto a bancos de dados das bibliotecas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA em sites da internet como Scielo, capes, biblioteca virtual, entre outros. Este estudo bibliográfico deu a oportunidade de realizar um apanhado geral sobre trabalhos realizados com vistas ao conhecimento de dados atuais e relevantes relacionados à Produção mais Limpa (P+L).
RESULTADOS:
Verificou-se que nas últimas décadas, com o entendimento da cadeia de geração de resíduos, as políticas de controle da poluição evoluíram dos métodos convencionais ou "fim-de-tubo" para as tendências mais recentes, baseadas no princípio de prevenção ou a Produção mais Limpa (P+L). A partir dessa nova abordagem houve uma mudança de paradigma, onde o resíduo, que antes era visto apenas como um problema a ser resolvido, passou a ser encarado também como uma oportunidade de melhoria. Os esforços para reduzir o impacto ambiental causado pelo setor de construção civil, em especial, para os resíduos resultantes da execução de obras, concentram-se, atualmente, na busca de aplicações para os diferentes materiais que "sobram" na construção de residências e outros empreendimentos urbanos. No entanto, pressupõem que os resíduos já foram gerados, portanto, podem ser caracterizados como medidas corretivas ou reativas, pois não agem na causa do problema e sim, nos seus efeitos (Mattosinho e Pionório, 2009). O programa de Produção Mais Limpa é uma proposta viável o setor da construção, visando fornecer diretrizes para a busca de soluções para os problemas identificados, pois possibilita sistematizar ações voltadas para a minimização da geração de resíduos na fonte e atender as exigências legais, bem como a dos consumidores (Mattosinho e Pionório, 2009).
CONCLUSÃO:

Conclui-se que o principal objetivo da Produção mais Limpa é eliminar ou reduzir a emissão de poluentes para o meio ambiente, otimizando o uso de matérias-primas, água e energia. Desta forma, além de um efeito de proteção ambiental de curto prazo, a P+L incrementa a eficiência no uso de recursos naturais, gerando melhorias sustentáveis de longo prazo. Porém, como em qualquer tipo de projeto, a decisão de investir em Produção mais Limpa depende da relação custo-benefício que o investimento terá.

Palavras-chave: Produção mais limpa, construção civil, geração de resíduos.