62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
TECNOLOGIAS INTELECTUAIS CHAT E WEBLOG: MODUS DE PRODUÇÃO DE LINGUAGEM NA WEB
Robério Pereira Barreto 2, 1
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2. Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Mato Grosso - CEFAPRO
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como objetivo a investigação do módus de produção de linguagem no chat e weblog pelos cibernautas do Território de Identidade de Irecê-BA. Destacou-se nesse processo, a maneira como eles [cibernautas] manipulam os signos verbais, visuais e sonoros para a conversação em sua linguagem e código próprios. Dessa maneira, reconheceu-se no processo de pesquisa que é fundamental a compreensão, por parte dos professores de língua portuguesa das escolas públicas e privadas, de que o ciberespaço demanda uma nova forma de fazer e ver a produção de linguagem. Visto que, este, por sua vez é uma reorganização do modo de pensar e agir com a escrita e a oralidade no ambiente do chat e weblog, reconhecendo ainda que são tecnologias intelectuais suportadas pela web. Assim sendo, os cibernautas situam-se como sujeitos produtivos e criativos e que ao fazerem seus discursos em rede, trazem à luz da ciência da linguagem e da educação, novos caminhos para o modus de produção de linguagem. Com efeito, esse estudo fundamentou-se na perspectiva da Filosofia e Ciência da linguagem e associada às Teorias das tecnologias intelectuais e Análise do Discurso. Nesse contexto a questão do chat e weblog como ferramentas às novas concepções de/para um fazer educacional linguístico demandado pela contemporaneidade, a qual, por seu turno, é perpassada pelo ciberdiscurso em que as subjetividades dos sujeitos no ciberespaço são posta à luz das relações sociais estabelecidas nas cibercomunidades.Nesse sentido, problematiza-se a validade do código formal enquanto meio instituinte da escola. No contemporâneo o chat e weblog se firmam como tecnologias intelectuais que usam a linguagem na web como prática real de comunicação e interação, por meio da internet e suas ferramentas de construção e publicização de saberes à sociedade contemporânea que se vê instigada a repensar suas relações com a linguagem de tal modo, que o reconhecimento de que no ciberespaço há o desencadear de múltiplas linguagens e códigos sociolinguísticos específicos e especiais responsáveis pela formação linguístico-discursiva contemporânea.

METODOLOGIA:

A questão metodológica foi orientada a partir de ANDRE (2004), BOGDAN; BINKLE (1994), MACEDO (2004), COULON (1993) por ser uma pesquisa qualitativa com inspirações na etnometodologia para poder perceber a realidade do lócus e dos sujeitos pesquisados, "Já que a etnografia tem um sentido próprio: e a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado no grupo." (ANDRÉ, 1986, p.14).Com efeito, considerando sua importância, visto que essa abordagem traz "para a investigação vozes de segmentos sociais oprimidos e alijados, calados pelos estudos normativos e prescritivos, legitimadores da voz da racionalidade descontextualizada". (MACEDO, 2004, p. 31). Assim, teve-se o cuidado em priorizar a produção linguagem dos cibernautas, já que suas produções são marginalizadas pela escola em decorrência do distanciamento da linguagem formal, gerando assim, dificuldades no diálogo entre a escola e a cibersociedade onde ciberatores atuam praticando linguagem e comunicação a partir das lan houses. Este estudo etnográfico inspirando-se na perspectiva de que a observação e a presença constantes na comunidade pesquisada tornaram-se possível por meio de visitas flagrantes nas lan houses como forma de coleta de dados, utilizando diário de campo. Em verdade, colocou-se em destaque a produção de linguagem do cibernauta como objeto, visando focalizar o surgimento de proposições, nas quais existiam sentidos e formas constituintes do processo de linguagem do ciberespaço. Nesse contexto, a análise qualitativa dos dados priorizará elementos do discurso quando da interpretação dos ciberdiscursos realizados pelos cibernautas no chat e no weblog, posto que, a partir disso se buscou evidências que caracterizem a módus de produção de linguagem como forma à qual eles [cibernautas] se comunicam e produzem sentidos em suas comunicações a partir de tensões criadoras de espaços instituintes de procedimentos autorizantes no sentido da formação de sujeitos produtores de sentidos e que se reconheçam enquanto tal. (MACEDO, 2000, p.25).

RESULTADOS:

Estas ações foram realizadas em lan houses das cidades do Território de Identidade de Irecê, nas quais foram feitas flagrantes aos cibernautas que estavam acessando a web. Escolheu-se por fazer esse tipo de abordagem em virtude das variedades de perfis dos freqüentadores desses espaços. Entretanto, vislumbrou-se que seriam abordados sujeitos de ambos os sexos que, voluntariamente se colocassem a disposição para o diálogo. Destarte, em virtude da quantidade de mensagens oferecidas, elegeu-se para análise diálogos considerados significativos para compreensão da temática proposta pelo problema da pesquisa, isto é, foram analisadas mensagens e entrevistas de cibernautas· freqüentadores de lan houses da cidade de Irecê, bem como de outras cidades do Território. A despeito dos perigos deste método, buscou-se para analisar os dados coletados no ambiente dessa pesquisa, a Análise do Discurso Francesa a base teórico-metodológica, visando à compreensão dos fatores comunicacionais e linguístico-discursivos propostos pelos cibernautas do Território de Identidade de Irecê nos ambientes virtuais através do uso de mensagens articuladas nas tecnologias intelectuais chat e weblog. Com efeito, visaram-se ainda perspectivas de que há nesse modo de análise inferências de que todo discurso produzido e realizado via tecnologias intelectuais - chat e weblog - ocorre de maneira dialógica, isto é, os cibernautas realizam suas ações comunicativas a partir do reconhecimento de que do outro lado da enunciação o interlocutor domina tanto o suporte tecnológico - internet - quanto à linguagem propugnada pelo meio.

CONCLUSÃO:

Nesse trabalho de pesquisa fez-se um esforço no sentido de entender o modus de produção de linguagem e sua abrangência dos significados empregados na linguagem realizada pelos cibernautas do Território de Identidade de Irecê - BA, a partir das lan houses onde jovens e adolescentes constroem suas redes discursivas, comunicacionais e relações sociais. Ao longo das observações em ambientes sócio-virtuais, lan houses percebeu-se que, por meio da linguagem, os cibernautas sujeitos coletivos da linguagem mostram quão amplas e versáteis eram suas atividades na rede. Pode-se dizer ainda que parte da linguagem produzida pelos sujeitos da pesquisa estava pautada na perspectiva de aplicação dos signos que, individual e coletivamente, eram aceitos no contexto da produção discursiva na rede. Desse ponto de vista percebeu-se que o chat e weblog, constituindo-se como tecnologias intelectuais na medida em que auxiliam e interferem na forma de produzir linguagem e sentidos nas redes sociais. Por outro lado, a pesquisa deixou premente quanto os cibernautas são independentes em suas ações comunicativas. A partir do acesso ao ciberespaço, os participantes da pesquisa demonstraram sua capacidade em perverter a ordem formal da linguagem, vindo assim a contribuir para reflexão de uma nova e instigante maneira de se fazer educação linguística na contemporaneidade. Por fim, o chat e weblog constituem-se em espaços de produção de linguagem contemporânea, concentrando em si a força centrífuga da língua(gem).

Palavras-chave: Tecnologias intelectuais, Ciberdiscurso, Educação linguístico-discursiva.