62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PREPARANDO MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VIVÊNCIA EM CIDADE NOVA. NATAL-RN.
Ana Marina Dutra Ferreira da Silva 1
Francisco Anderson Araújo Bras 1
Nilma Dias Leão Costa 2
Michele Soltosky Peres 2
Jaldísia Maria Pinheiro Cavalcante 3
1. Centro de Ciências da Saúde, Medicina/UFRN
2. Profas./Tutoras do PET-Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
3. Preceptora do PET-Saúde, Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde
INTRODUÇÃO:
 

O bairro de Cidade Nova (Natal-RN) se originou a partir do lixão que ali existia, formado, numa grande parte, pelas famílias de catadores os quais retiravam daquele lugar o seu sustento e cresceu por processos desordenados de invasão. Dados extraídos do Sistema de Informação da Atenção Básica mostram que de 21.261 habitantes, são cadastradas 5.155 famílias, 3.270 usam água não tratada; 28 lançam seu esgoto a céu aberto; 19 famílias moram em casas de material reciclado. Apesar da coleta diária do lixo, raramente, vê-se uma rua limpa. Esses dados resumem a necessidade da implantação de projetos que abordem o desenvolvimento sustentável através da construção de uma nova racionalidade ambiental que possa responder aos desafios presentes.

O objetivo deste trabalho foi implementar uma ação sócio-educativa aliando as ações realizadas pelo Programa de Educação e Sanitária Ambiental (PESA), desenvolvido por profissionais da ESF de Cidade Nova e com alunos da disciplina SACI II (POTI) e monitores do PET-Saúde. Dessa forma, a prática possibilitou a formação de multiplicadores, estimulando a produção de trabalhos relacionados aos princípios da educação ambiental e viabilizando a discussão crítica da realidade vivenciada pela comunidade escolar e as atividades desenvolvidas no bairro.

METODOLOGIA:
 

As atividades ocorreram num formato de Oficina Educativa na Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano no ambiente de sala de aula.

Contou-se com a participação de 7 alunos de diferentes cursos da área da saúde que cursavam a disciplina SACI II, uma equipe do PET-Saúde (2 tutores, 2 preceptores e 2 monitores) e um consultor externo com conhecimento na área.

Os materiais usados foram cartolinas, papel madeira, fita adesiva, pincéis atômicos, canetas, laptop e data show.

De início, foi feita a recepção dos alunos com uma dinâmica de grupo; elaboração um acordo de convivência; construção da temática e a definição da problematização. Foi feito o estudo da realidade, através da pergunta, "O que é Poluição?", nesse instante o conhecimento foi organizado, com a apresentação da "Carta escrita em 2070", e aplicado, com a elaboração da Carta Resposta. Em seguida, foi feita uma reflexão da poluição por sacolas plásticas, discutido maneiras de reutilizá-las, e mostrado, através de uma reportagem, os impactos ambientais por elas provocados. Por fim, foi construída a "árvore dos sonhos", o lado direito da copa mostrando como é a escola do presente, o esquerdo, como desejariam que fosse e o tronco mostrando as possíveis soluções para alcançar tal ideal.

RESULTADOS:
 

O resultado da construção do conhecimento dos alunos trabalhados foi bastante significativo.

Suas expressões como multiplicados da Educação Ambiental resultaram na tomada da decisão espontânea em apresentar a árvore do futuro na feira de ciência da escola, com finalidade de apresentar ao diretor, aos professores e aos outros colegas, os principais problemas apontados. Além disso, um grupo de alunos resolveu elaborar um artigo com intuito de divulgar as atividades realizadas ao restante dos alunos da escola que não tiveram a oportunidade de participar.

Os resultados obtidos condizem com os esperados. Pois foi despertado nos alunos o espírito multiplicador perceptível através de posturas e habilidades de protagonistas na preservação do ambiente.

Os alunos diagnosticaram através da árvore do sonho, que a situação social e ambiental de sua escola será capaz de ser modificada, a partir de um melhor planejamento e de uma mais participativa e comunicativa.

CONCLUSÃO:
 

Os discentes da Escola Municipal Luiz Maranhão Filho conseguiram não apenas descobrirem no cotidiano deles, os problemas ambientais que o cercam, como pensarem soluções para saná-los. Dessa forma, provocou-se uma mudança no pensar desses adolescentes, o que é de extrema importância quando se pretende formar multiplicadores.

Outro aspecto positivo foi o firmamento de compromissos por parte deles em atividades como feira de ciência, produção de textos e participação em reunião com diretores e professores, o que ressalta a capacidade de despertar novos interesses.

As oficinas tiveram como desmembramento a produção de novos projetos os quais convergem para provocar mudanças na escola, esse micro universo formado por jovens que podem vir a serem os modificadores daquele ambiente e quiçá de suas casas e do bairro de cidade nova.

É importante salientar que a Universidade, através da disciplina POTI, desempenhou seu papel como elemento transformador e agente provocativo de atitudes, na busca de constantes inquietações que motivem o surgimento de novas idéias e concepções, que impliquem em melhorias para a sociedade e para os cidadãos.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Problemas ambientais, Multiplicadores.