62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 4. Enfermagem Obstétrica
ORIENTAÇÕES OFERTADAS ÀS ADOLESCENTES GRÁVIDAS EM CONSULTA DE PRÉ-NATAL EM UMA MATERNIDADE DE REFERÊNCIA EM FORTALEZA-CE
MARTA MARIA SOARES HERCULANO 1
NAIRA DE OLIVEIRA CAMINHA 1
FRANCISCA ADRIELE VIEIRA NETA 1
THAIS MARQUES LIMA 1
LYDIA VIEIRA FREITAS 1
ANA KELVE DE CASTRO DAMASCENO 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INTRODUÇÃO:
A comunicação entre profissional e cliente durante a consulta de pré-natal é fundamental para a aquisição das informações necessárias favorecendo uma gestação mais tranqüila, diminuindo a ansiedade das mães, em especial as primíparas e adolescentes, além de ser base para identificação de riscos e morbidades, como também para estabelecer terapia adequada e direcionada as peculiaridades de cada grávida. A partir dessa pesquisa espera-se que os profissionais de enfermagem dispensem mais atenção para a educação e orientação de suas clientes, considerando os benefícios que esta ação pode trazer a saúde das mesmas, em especial das gestantes adolescentes, diminuindo fontes de estresse e agravos ao bem-estar materno, fetal e neonatal. Objetiva-se com este estudo verificar a oferta de orientação às adolescentes grávidas em uma maternidade de referência na cidade de Fortaleza, durante a assistência pré-natal.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa realizado no Alojamento Conjunto da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, maternidade de referência em Fortaleza, no período de março a julho de 2009. A população do estudo foi composta por adolescentes com idade entre 12 e 19 anos atendidas no serviço de obstetrícia da instituição, internadas no puerpério. A amostra foi calculada utilizando a fórmula de cálculo de amostra para populações finitas, considerando uma estimativa da quantidade de partos vivenciados por adolescentes nos últimos quatro meses, encontrando-se uma amostra de 196 adolescentes, que optou-se arredondar para 200. A coleta de dados foi realizada no período de até 48 horas após o parto, a partir de entrevistas, realizadas por meio de um formulário pré-testado e através da investigação do cartão pré-natal e do prontuário das pacientes participantes da pesquisa. A análise se deu com o auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 17.0 de 2008 nos meses de agosto e setembro de 2009. A pesquisa foi realizada cumprindo-se os preceitos éticos e legais da Resolução n.°196/96 do Conselho Nacional de Saúde - CNS.
RESULTADOS:
As puérperas adolescentes participantes do estudo apresentaram idades entre 12 e 19 anos, sendo predominante a faixa etária de 15 a 19 anos, com 182 (91,0%) jovens, a maioria vivia com o companheiro (64,5%). A maior parcela das adolescentes possuía escolaridade inferior a oito anos de estudo (55,5%) e renda familiar variava entre 1 e 3 salários mínimos (66,5%). Quanto às orientações recebidas pelas adolescentes durante as consultas de pré-natal: 56,1% foram orientadas quanto à importância da assistência pré-natal; 55,1% quanto aos sinais e sintomas da gestação; 42,9% em relação às modificações corporais e emocionais ocorridas; 45,4% receberam informação a respeito do parto; 42,9% sobre os cuidados puerperais; 38,2% em relação à consulta de puericultura; 46,9% quanto aos cuidados com o recém nascido; e 60,7% sobre o aleitamento materno. Percebe-se que a oferta de orientações durante o pré-natal é precária , sendo o maior percentual sobre a amamentação e muitas foram orientadas após o parto, já no alojamento conjunto da maternidade. A orientação durante o pré-natal deixaria as jovens mais seguras, sabendo o que estava acontecendo no seu organismo e sobre os cuidados com o recém-nascido, diminuindo as ansiedades das jovens.
CONCLUSÃO:
Conclui-se a partir desse estudo que muito ainda deve ser melhorado na assistência pré-natal , no que diz respeito à oferta de orientações às gestantes adolescentes. Considerando ser, a educação em saúde, um dos pilares da assistência em enfermagem, os profissionais enfermeiros devem dispensar mais do tempo disponível em sua consulta para fornecer orientações às jovens, apresentando linguagem clara e acessível, possibilitando às mesmas um maior conhecimento do processo que estão vivenciando, permitindo a redução da ansiedade e uma maior autoconfiança para chegar ao fim da gravidez com saúde e em condições de prestar cuidados adequados aos seus filhos.
Instituição de Fomento: Programa de Bolsa de Iniciação Científica - UFC
Palavras-chave: Adolescente, Assistência, Pré-Natal.