62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
O Estágio supervisionado e sua centralidade na formação profissional: um ESTUDO a partir do curso de Serviço Social da UNESP/Franca
CIRLENE APARECIDA HILÁRIO DA SILVA OLIVEIRA 1
MAICOW LUCAS SANTOS WALHERS 2
1. Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Serviço Social, UNESP, Franca/SP
2. Departamento de Serviço Social, UNESP, Franca/SP
INTRODUÇÃO:

A pesquisa de Iniciação Científica realizada através  da concessão de bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq/PIBIC), no período de 2008 a 2009, procurou analisar a importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social no atual momento da profissão, sob a ótica dos seus participes - estagiários, supervisores de campo e acadêmicos. Para a realização da referida pesquisa tomou-se como referência as diretrizes curriculares, que vem trazer um patamar único na formação profissional em Serviço Social em âmbito nacional. Destaca-se que o estágio supervisionado, segundo as legislações em vigor, é compreendido como uma atividade curricular obrigatória. Na atual conjuntura brasileira marcada pelas profundas transformações no mundo do trabalho, se torna necessário colocar em pauta a preservação da qualidade da formação profissional e, conseqüentemente, do estágio supervisionado. A presente pesquisa se propôs a estudar o processo de reestruturação da política de estágio no curso de Serviço Social da Faculdade de História, Direito e Serviço Social (FHDSS), analisando a trajetória da efetivação de uma nova lógica curricular e suas implicações no processo de formação profissional dos estudantes e supervisores de campo.

METODOLOGIA:

Durante este período de realização da pesquisa foram feitas pesquisas de campo com três supervisores de campo e seus respectivos estagiários e com o coordenador do conselho de curso e membro do setor de estágio do curso de Serviço Social da referida faculdade no período de estudo e implantação do novo currículo (2001) para problematizar os aspectos identificados na efetivação do estágio supervisionado. Para a escolha dos discentes foi utilizado como critério, os estagiários que realizam seus estágios em instituições campo de estágio que mantém convênio com a Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca) o seu tempo de permanência  e o processo de avaliação do desempenho no campo de estágio. Foi desenvolvido um estudo sobre os documentos dos seminários de revisão curricular do curso a partir da implantação do novo currículo e a conseqüente reestruturação da política de estágio. Como instrumental de coleta de dados foram utilizadas entrevistas abertas semi-estruturadas, pautadas em roteiro orientador e reuniões focais. Os resultados obtidos com as entrevistas de natureza qualitativa foram transcritas e o seu conteúdo organizado a partir de categorias temáticas que nortearam a análise da pesquisa. Para análise utilizados o método materialista-histórico-dialítico.

RESULTADOS:

Foi destacado pelos sujeitos a importância do estágio enquanto processo de ensino-aprendizagem sendo um espaço de trocas de experiências entre estagiário e supervisor. O estágio e a supervisão, além da dimensão educativa, possuem a tarefa de cumprir as determinações legais, como as estabelecidas pelo Código de Ética Profissional através da participação direta do estudante em situações profissionais de sua área específica de trabalho, a fim de estabelecer correlações entre essas situações e o referencial teórico. A vivência do estágio supervisionado traz, para o estudante, o conhecimento de aspectos que auxiliam a tomada de decisão no processo de vir a ser profissional e na concretização de relações entre o saber adquirido na universidade e o saber reconstruído na prática profissional orientado pelo projeto ético-político e pelo código de ética (1993) e as diretrizes curriculares (2002) que norteia o perfil de formação profissional. Já a supervisão de estágio tem provocado poucas discussões e reflexões no âmbito do Ensino em Serviço Social, necessitando de uma maior valorização e reflexão. Há o esforço das unidades de ensino em acompanhar o que é proposto em termos de formação profissional pela ABEPSS e a dificuldade da preservação do pluralismo no exercício profissional.

CONCLUSÃO:

Percebemos através da pesquisa, que a formação profissional em Serviço Social deve estar atenta as mudanças no mundo do trabalho. Tais mudanças nos levam à exigência de uma formação profissional com competências e hablidades capaz de intervir de forma efetiva no agravamento da questão social e de atuar em diferentes espaços de trabalho. Os sujeitos entrevistados reforçaram a centralidade do estágio na formação profissional e a importância no processo de construção da sua identidade profissional a partir da reflexão e crítica do espaço sócio-ocupacional do Serviço Social e a necessidade dessa atividade estar pautada numa concepção da prática onde a dimensão pedagógica esteja evidente, ou seja, orientada pela concepção das novas diretrizes curriculares. Entre os desafios encontrados foi colocado a importância da valorização da supervisão através da capacitação dos profissionais para exercê-la. Apesar das Diretrizes Curriculares estarem legitimadas, ainda não são incorporadas por toda a categoria e que nem sempre os docentes possuem o mesmo entendimento sobre os seus princípios. E a dificuldade da categoria de viabilizar o pluralismo nos diferentes espaços de trabalho.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: formação profissional, estágio supervisionado, diretrizes curriculares.