62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO AO GERENCIAMENTO DAS UNIDADES PRODUTORAS DE QUEIJO COALHO ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE MORADA NOVA - CEARÁ.
Giselle Soares Cavalcante 1
Danilo Cavalcante Sousa 1
Érika Gomes Brito 1, 2
José Fernando Mourão Cavalcante 1, 3
1. Universidade Estadual do Ceará/UECE-FAFIDAM
2. Profª. Ms.
3. Prof. Dr.
INTRODUÇÃO:

A produção de queijo Coalho artesanal na região Nordeste é uma atividade econômica muito importante, visto que se trata de produto de grande aceitação pela população e representa fonte de renda e trabalho para considerável parcela de pequenos e médios produtores rurais. A produção de queijos tradicionais em áreas geograficamente definidas como no município de Morada Nova - CE tem importância sócio-econômica e cultural significativa no Estado do Ceará. E é por esta razão que as unidades produtoras de queijo situadas neste município tem sido alvo de pesquisas científicas que visam à melhoria do processo produtivo e comercialização do queijo Coalho cuja reputação, qualidade ou características geográficas garantem-lhe diferenciais. Nessa perspectiva, a articulação espacial entre unidades produtoras de queijo e seus fornecedores de matéria prima é fundamental à tomada de decisões sobre a padronização da referida produção. Segundo FITZ (2008), as geotecnologias podem ser entendidas como as novas tecnologias às geociências e áreas correlatas, trazem avanços significativos no desenvolvimento de pesquisas, ações de planejamento, gestão e manejo, e outros aspectos que se relacionam com a estrutura do espaço geográfico. Essas ferramentas técnicas podem ser utilizadas através de parcerias entre profissionais das mais diversas áreas, a exemplo de Químicos, como também de Geógrafos, essencial na análise das questões espaciais. Para tanto, o uso de geotecnologias, tais como Sistemas de Informações Geográficas, técnicas e produtos de Sensoriamento Remoto mostram-se como ferramentas importantes na tomada de decisões sobre a padronização da produção do queijo coalho. Como subsídio à tomada de decisões e a promoção de parceria entre alunos e professores dos cursos de graduação de química e geografia da FAFIDAM/UECE, esse estudo tem por objetivos referenciar geograficamente as unidades produtoras de queijo coalho e conhecer a articulação espacial entre seus fornecedores de matéria prima, através da constituição de um banco de dados para a geração de mapas que auxiliem na tomada de decisão sobre seu processo produtivo.

METODOLOGIA:

Neste trabalho foram utilizadas técnicas de geoposicionamento, cartografia básica, geoprocessamento, técnicas e produtos de sensoriamento remoto, utilizadas em duas etapas de execução: Etapa de gabinete, na qual é proposta o levantamento de material geo-cartográfico e material bibliográfico referente ao projeto; gerenciamento das informações com a confecção de uma cartografia preliminar; execução do banco de dados georeferenciados contendo cadastro dos produtores, onde para essa montagem foi priorizado algumas informações da análise de questionários anteriormente aplicados, como: o tipo de coalho, destino do produto, entre outras; também a localização geográfica, cadastro dos fornecedores de matéria prima, e demais informações relevantes por fim a elaboração dos relatórios e a conclusão do projeto. A segunda etapa correspondeu à Etapa de campo na qual foi proposta o cadastro das unidades produtoras de queijo e fornecedores de matéria prima, foi visitada cada unidade e utilizado um GPS e uma câmera fotográfica para georeferenciamento das mesmas. Resultando, portanto no mapeamento das mesmas, atualização da cartografia básica e identificação da cadeia produtiva do local.

RESULTADOS:

Em nosso trabalho obtivemos os seguintes resultados: a elaboração um mapa com as 13 unidades produtoras de queijo do município de Morada Nova - Ceará, podendo estas localidades serem visualizadas neste mapa. A utilização dos questionários anteriormente aplicados que continham informações relevantes para a escolha de três unidades, as quais se diferenciam por distância da sede do município, tipo de coalho, quantidade de leite utilizado, ao tempo de produção, ao produtor, ao destino do produto, dentre outras características. As três unidades produtoras definidas como adequadas para esse estudo serviram de amostra entre as demais encontradas no município e de base do estudo com os fornecedores da matéria prima, além da importância para nosso banco de dados para avaliação de como está o desenvolvimento em termo de qualidade de produto e nível de produção, do pequeno, médio e grande produtor de queijo Coalho do município. Todas essas informações acima citadas foram priorizadas e passíveis da espacialização da montagem dos cenários atuais das queijarias, que através do uso de ferramentas tecnológicas e de gerenciamento de informação dessa atividade, esses cenários podem se desenvolver satisfatoriamente obtendo ao fim do processo do produto, qualidade e uma maior comercialização, melhorando sua capacidade de concorrência no mercado e retendo localmente, os ganhos advindos da atividade.

CONCLUSÃO:

Espera-se a partir dos resultados obtidos, que esta pesquisa possa ter colaborado com os produtores de queijo Coalho do município de Morada Nova - Ceará, com relação às boas práticas de fabricação que esses produtores devem exercer e com as BPF dos fornecedores da matéria prima, o leite, e principalmente com uma futura implantação de uma cooperativa que os auxiliarão na melhoria do produto (Qualidade), em materiais de uso específico, através de treinamentos e na petição de uma indicação de origem para assim conseguirem uma melhor comercialização e reconhecimento do produto.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Provic/UECE
Palavras-chave: Morada Nova, Queijo Coalho, Geotecnologias.