62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CONTATO COM O LIVRO DIDÁTICO
Jaime Fernando da Silva Cicotte 1
José Tarcisio Grunennvaldt 2
Fabiano César Cardoso 2
1. Discente do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - UFMT
2. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário Sinop
INTRODUÇÃO:
Diversos autores têm sugerido que o professor seja um pesquisador (Galiazzi, 1998), que a experiência da prática investigativa produza e sociabilize conhecimentos. Neste sentido, instituiu-se no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Sinop, uma componente curricular denominada Seminário de Práticas Educativas. Este seminário busca enfrentar as dificuldades encontradas pelos acadêmicos no processo de formação integral do aluno no ensino fundamental e médio e desenvolver sua prática e experiência docente. Essa componente curricular possui uma carga horária total de 300 horas distribuída ao longo dos seis primeiros módulos do curso, e busca desenvolver vivências que articulem as atividades de formação específica e pedagógica, assumindo, portanto, um caráter coletivo e interdisciplinar. Pretende-se uma análise crítica sobre a aprendizagem adquirida durante o desenvolvimento da componente no Módulo II. A investigação realizada buscava desenvolver uma análise comparativa tendo como objeto o livro didático. De modo que se verificou se o tema proposto está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Nacional do Livro Didáticos.
METODOLOGIA:
A análise crítica da componente curricular Seminário de Práticas Educativas II se dá através do método de investigação qualitativa, um estudo de caso parcial de análise educacional da investigação desenvolvida. Tal abordagem foi escolhida porque ela fornece dados que geram interpretações mais significativas que os dados obtidos em um estudo quantitativo, o qual aponta, por exemplo, um bom ou mau desempenho, mas não é capaz de prover interpretações que revelem o(s) por que(s) do sucesso ou fracasso (Triviños, 2006).  A componente curricular levou a investigação à utilização de método comparativo com a intenção de observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os dados. Decorrido certo período após a realização da investigação, em um novo contato entre o grupo de trabalho, fizeram-se discussões acerca da aprendizagem ocorrida com a realização e envolvimento naquele seminário.
RESULTADOS:
A metodologia em questão possibilitou a elaboração de alternativas para a formação inicial docente, o que propiciou um contato direto com o livro didático e seus parâmetros nesta unidade de ensino. Constatou-se, por exemplo, um desenvolvimento na capacidade investigativa dos acadêmicos através de seus relatos e análise dos dados produzidos neste caso, pois foram além do objetivo inicial da mera comparação dos livros didáticos, passando a apresentar uma preocupação e cuidado com o tema. Houve uma mudança no conceito de pesquisa, caracterizando-se o progresso científico como algo elaborado não só através da utilização de métodos bem definidos em ambientes controlados (laboratórios), mas como uma construção a ser realizada nas mais diversas situações. Supera-se, a visão de que a Ciência só ocorre naqueles ambientes, posição adotada por muitos, como regra de aprendizagem, pois ela limita a capacidade investigativa individual do aluno, principalmente, durante a educação básica. O contato com o método de investigação com base na revisão literária possibilitou aos acadêmicos buscar fontes de informações, desvinculando-se da idéia de pesquisa de memorização e desenvolveu o ato de analisar como raciocínio científico.
CONCLUSÃO:
Com a elaboração desta investigação foi possível contribuir para o enriquecimento das discussões envolvendo a formação inicial docente nos cursos de licenciatura para o ensino fundamental e médio e salientar uma preocupação quanto à análise do livro didático pelos futuros professores. Tendo em vista, o conhecimento adquirido no desenvolvimento da investigação, sugere-se que os cursos de formação inicial docente busquem utilizar propostas de investigações sobre o livro didático. Assim, passando a adotar em seu processo de formação aquelas que contribuam para um maior contato com este material didático e a apropriação de conhecimentos por parte do futuro docente.
Palavras-chave: Livro Didático, Investigação, Formação Inicial Docente.