62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU): DISCURSO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ATUAM NESTE SETOR.
Giselle dos Santos Costa 1
Ivone Ferreira Borges 1
Kalianny Kadidja Polline Soares Amorim 1
Raquel Mirtes Pereira da Silva 1
Ana Paula de Oliveira Coutinho 2
1. FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
2. Profª. Ms./ Orientadora - FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA - FACENE
INTRODUÇÃO:
Em todo o mundo, os avanços científicos, tecnológicos, organizacionais e administrativos têm colaborado para o aumento expressivo do número de transplantes, embora ainda insuficiente, face à enorme demanda acumulada de órgãos, pois para que ocorra um transplante, antes de tudo, é necessário que exista o potencial doador. Justifica-se então o elevado número de pessoas em nosso país que dependem de um transplante para aumentar sua expectativa de vida, bem como a necessidade de uma maior atuação dos profissionais de saúde na captação de órgãos para transplantes. Essa pesquisa objetivou investigar a atuação e compreensão dos profissionais de saúde que atuam no SAMU quanto à importância do serviço na captação de órgãos.
METODOLOGIA:
O estudo em questão tratou-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvido com 30 profissionais de saúde - incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade de João Pessoa - PB. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, seguindo á três questões norteadoras: a) Como você percebe o processo de doação e transplante de órgãos? b) Comente a importância do SAMU na captação de órgãos para transplantes? c) Fale sobre o processo de captação de órgãos.
RESULTADOS:
Dentre as principais idéias destacamos, que a falta de divulgação e conscientização da população dificultam o processo de doação e transplante de órgãos, o processo contribui para salvar muitas vidas e melhorar a qualidade de vida dos receptores merecendo atenção especial por parte do poder público; pode-se destacar também a contribuição do SAMU no transporte, agilidade na remoção e captação dos órgãos para transplantes; e por fim o processo de captação de órgãos é tido pelo profissionais como um processo delicado e que envolve várias etapas, surgindo a necessidade de uma equipe multiprofissional, capacitada para a realização bem sucedida de todo o processo.
CONCLUSÃO:
Chegamos assim à conclusão que ainda há muito espaço para melhorias nas áreas de captação de órgãos, no qual ainda temos baixo número de doações de órgãos de doador-cadáver por milhão de habitantes. Nessa luta pela vida fica evidenciada a necessidade da atuação devida dos órgãos públicos que lidam com a vida de potenciais doadores, a exemplo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Palavras-chave: Captação de órgãos, Transplantes, Profissionais de saúde.