62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENERGIA ELÉTRICA NO CAMPUS NATAL - ZONA NORTE DO IFRN
Rafael Lucas da Silva França 1
Gustavo Fontoura de Souza 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Reduzir o consumo de energia elétrica é uma tarefa desejável na maior parte das empresas, sobretudo quando essa redução representa ganhos significativos de capital. Muitas vezes, é possível economizar energia elétrica mudando apenas os hábitos dos indivíduos que a utilizam e consequentemente têm o poder de determinar quando e como irão utilizá-la. Ocorre que em prédios públicos ou particulares o consumo de energia elétrica contribui com uma grande parcela em seus gastos econômicos. Em diversas ocasiões os gastos em consumo de energia dificultam a administração das demais despesas no sentido de minimizar o capital destinado a estes. Problemas em relação ao consumo de energia devem não apenas à demanda energética dos aparelhos elétricos, mas também da má utilização ou falta de uma utilização mais inteligente destes. Com o objetivo de desenvolver um estudo que auxiliará ao Campus Zona Norte do IRFN e diversas outras instituições semelhantes a esta em seu consumo eficiente de energia e tendo em vista as deficiências enfrentadas pelo Campus em decorrência à grande demanda energética deste, então este estudo será inevitavelmente de grande auxílio de forma a haver uma melhor distribuição do capital no Campus.
METODOLOGIA:
De início foram feitas pesquisas de trabalhos semelhantes a este para auxílio em seu desenvolvimento. Em seguida foi analisada a situação em que o Campus se encontrava em relação ao sistema de tarifação de energia. Verificou-se uma forte falha quanto aos valores adotados de demanda, causando altas multas. Logo o problema foi corrigido. Com o auxílio de colaboradores e entrevistas aos servidores, foi realizado o levantamento de potência e estipulou-se o tempo de funcionamento dos aparelhos elétricos do Campus. O levantamento apresentou os condicionadores de ar, os estabilizadores e a iluminação como responsáveis por 96% do consumo energético do Campus. As ações de contenção de energia foram tomadas focando estes três equipamentos. Foram identificadas formas de se diminuir o tempo de uso e aumentar a eficiência desses equipamentos, utilizando-os de maneira mais inteligente. Para isso, a confecção de uma cartilha de conscientização energética é necessária. Esta cartilha é a ferramenta final desta pesquisa. Com o auxílio de um técnico e um alicate amperímetro foi feito, no quadro de distribuição de energia do Campus, medições do consumo ao decorrer do tempo com o objetivo de encontrar os picos de consumo energético e amenizá-los. Essas medições foram feitas ao decorrer de três dias.
RESULTADOS:
Apesar de nem todas as estratégias terem sido postas em prática, os resultados obtidos já apresentaram baixas na conta de energia do Campus da Zona Norte de Natal do IFRN. Analisando as contas de energia do Campus, foram identificados os resultados deste trabalho até este momento. A mudança que apresentou melhores resultados foi quanto aos gastos em relação à ultrapassagem de demanda. O valor pago por ultrapassagem de demanda na conta de energia do Campus chegou a ser de 42,76% do valor total da conta. Hoje o Campus não tem gastos com multas de ultrapassagem de demanda. Já em relação ao consumo ativo de energia, o Campus apresentou consideráveis melhoras, o que implica, também, em baixa nos valores de demanda. Analisando as contas de energia, percebeu-se que o mês de setembro (2009.2) em relação ao mês de junho (2009.1) apresentou uma baixa, em valores financeiros, de mais de 29%. O gasto total com a conta de energia apresentou uma relevante economia. Relacionando, novamente, o mês de junho com o mês de setembro, percebe-se que o mês de setembro apresentou uma economia de 42,35%. De forma geral, o Campus apresenta bons resultados em economia de energia a partir do mês de julho de 2009. Tendo os melhores resultados em setembro deste mesmo ano.
CONCLUSÃO:
Devido ao fato de o Campus se enquadrar em um sistema de tarifação ao qual a demanda é também inclusa na conta de energia, então foi possível atingir uma economia acima de 40% em relação aos meses anteriores, superando a meta de 10% prevista pela prefeitura da cidade de São Paulo em estudos feitos no ano de 2006. Percebe-se que há a necessidade de uma pesquisa futura responsável por um estudo mais bem detalhado em relação ao sistema de tarifação ao qual a escola deve adotar devido ao fato de o Campus está em expansão física e está aumentando sua quantidade de alunos. Em relação às medições de demanda, o Campus irá precisar fazê-las com maior frequência e exatidão para que o estudo referente à tarifação que a escola deve adotar tenha melhores resultados. Desta forma, já está em processo de licitação um Medidor Eletrônico Programável, o MEP. Este aparelho tem a função de fazer diversas medições periódicas que poderão, com eficiência, medir os valores de corrente, tensão, consumo energético, dentre outros. As economias voltadas ao consumo de energia apresentam, de fato, melhorias de grande significância não apenas para as instituições quanto aos benefícios financeiros, mas também ao meio ambiente que, por sua vez, é indispensável à existência da vida.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Conservação de energia, Eficiência energética, Uso racional da energia elétrica.