62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM PAIS, PROFESSORES E ALUNOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ELIDIA FERREIRA FELIPE 1
JEANE CARLA DA SILVA LIMA 1
1. ADOTE
INTRODUÇÃO:
Entendemos a inclusão como um processo de atitudes afirmativas no sentido de inserir, no contexto social mais amplo, todos aqueles grupos marginalizados historicamente ou em conseqüência das radicais mudanças sociais, abrajendo não apenas a um ser, mas a todos que fazem parte do processo educativo, acreditando que a pessoa com deficiência só conseguirá realizar a construção, des-construção, re-construção e a apropriação de conhecimentos se houver oportunidades igualitárias em que ela possa ser agente ativo de sua aprendizagem. Sabendo que este indivíduo é também um sujeito de direitos, deve vivenciar os desafios, conflitos e confusões, inerentes a própria vida. Ou seja, aprender como as demais a respeitar os direitos e deveres de todos, tendo a escola e a família com instituições mediadoras desse aprendizado, para que não ocorra a criação de estigmas negativos, tampouco superproteção.. Desse modo, objetivamos elucidar através do imbricamento entre teoria e prática "Qual o papel da família na formação e desenvolvimento da identidade e autonomia de crianças com deficiência" e "De que modo o professor pode contribuir, enquanto mediador, para o processo de formação e desenvolvimento da identidade de seus alunos com deficiência e ainda desenvolver suas potencialidades".
METODOLOGIA:
Para que pudéssemos alcançar esses objetivos focalizamos o trabalho na modalidade de pesquisa-ação, pois esse procedimento metodológico procura compreender e intervir na prática cotidiana de modo inovador produzindo uma reflexão crítica sobre essa mesma prática já no decorrer do próprio processo. O método utilizado permitirá ao professor se utilizar da comunicação entre pais-professores, pois assim serão discutidas questões de interesse da criança, assim como podem tratar das ansiedades por parte dos pais. Já que é na escola, mais precisamente dentro da sala de aula, que o professor deve olhar para a criança e não apenas para sua deficiência, mostrando-se aberto e interessado em apostar no desafio, fornecendo a ela pistas e suportes que lhe permita dar um novo passo em direção a novas conquistas. A pesquisa foi realizada ao longo de um ano e meio de pesquisa, numa turma com faixa etária entre 6 e 8 anos, na Escola Madre Fitzbach - ADOTE, no município de Natal/RN.
RESULTADOS:
Obtivemos resultados bastante significativos no tocante a socialização, identidade e principalmente a promoção da autonomia de crianças com deficiência. Os resultados alcançados com a família começaram com a conscientização dos familiares, através de atividades sistemáticas como reuniões, conversas, palestras e encontros, viabilizando a reflexão de que a criança com deficiência necessita de regras e limites em todas as esferas sociais.
CONCLUSÃO:
Portanto, consideramos que se faz necessária a continuidade das intervenções por parte dos professores e instituição escolar junto às famílias, a fim de que reflitam sobre seu papel perante o desenvolvimento integral de seus filhos.
Palavras-chave: Escola-Família , Ensino-Aprendizagem , Inclusão .