62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O ESPAÇO ESCOLAR EM FOCO: AS MIGRAÇÕES DA ESCOLA NORMAL DE NATAL E O POUSO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PRESIDENTE KENNEDY (1908−1965)
Luciene Chaves de Aquino 1
1. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Campus III - UFPB
INTRODUÇÃO:

Trata-se da pesquisa acerca da trajetória da Escola Normal de Natal, realçando a sua transformação no Instituto de Educação Presidente Kennedy, compreendendo o período de 1908 a 1965. Analisou-se, portanto, as dimensões teórico-discursivas das práticas educativas dessa instituição, bem como sua materialidade e o espaço escolar, focalizando os vários lugares onde a Escola Normal de Natal foi instalada nas diferentes configurações sociais, econômicas e culturais compreendidas no referido período. Para além do estudo da arquitetura e das relações espaço-temporais dessa instituição, problematiza-se a ausência de espaço adequado para o seu funcionamento, destacando as migrações da Escola Normal de Natal por vários edifícios da cidade, a saber: o Atheneu Norte-Riograndense, o Grupo Escolar Modelo Augusto Severo, o Grupo Escolar Antônio de Souza, o Instituto de Educação da Praça Pedro Velho e por fim, o Instituto de Educação Presidente Kennedy em 1965.

METODOLOGIA:

A investigação caracterizou-se pala análise de fontes histórica, tais como: Atas da Congregação dos Lentes, Legislação de ensino, Mensagens Governamentais, a iconografia, artigos de jornais, diplomas escolares, livros didáticos da época, entrevistas com ex-alunas e ex-professoras. A construção histórica se deu à luz dos princípios da história das instituições educativas, tomando a cultura escolar e o gênero, como principais categorias de análise histórica das práticas educativas desenvolvidas nessa instituição de ensino que era frequentada majoritariamente por mulheres.

RESULTADOS:

Constatamos que a Escola Normal de Natal não figurou entre as prioridades governamentais no período apreçado, e, por consequência, não teve um lugar materializado no espaço da cidade. Essas ausências constituíram-se em lacunas na construção da identidade dessa instituição, que ao adquirir edifício próprio em 1965, recebeu a denominação Instituto de Educação Presidente Kennedy, tendo com isso, a sua história ocultada por detrás do nome de alguém cultuado como aquele que concedeu a escola aos norte-rio-grandenses, sem, entretanto, ser considerada a luta daqueles que historicamente construíram essa instituição de ensino, tornando-a pioneira e de referência na formação de mulheres professoras, diretoras e coordenadoras de ensino no Estado do Rio Grande do Norte: a marca maior da sua identidade.

CONCLUSÃO:

A Escola Normal de Natal configurou-se como um lugar de conquista, um caminho para as mulheres professoras ingressarem na esfera pública, assumindo um trabalho remunerado. Entretanto, desde a sua instituição (1908), carregou, em sua trajetória, o peso do atraso, uma escola sem edifício: uma face sem corpo. O Instituto de Educação Presidente Kennedy (1965), desencarnado de sua história, tornar-se-ia um corpo em busca de uma face que lhe conferisse uma identidade histórica.

Palavras-chave: Escola Normal de Natal, Instituto de Educação, Espaço escolar.