62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
O ESPAÇO ESCOLAR EM FOCO: AS MIGRAÇÕES DA ESCOLA NORMAL DE NATAL E O POUSO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PRESIDENTE KENNEDY (1908−1965) |
Luciene Chaves de Aquino 1 |
1. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Campus III - UFPB |
INTRODUÇÃO: |
Trata-se da pesquisa acerca da trajetória da Escola Normal de Natal, realçando a sua transformação no Instituto de Educação Presidente Kennedy, compreendendo o período de |
METODOLOGIA: |
A investigação caracterizou-se pala análise de fontes histórica, tais como: Atas da Congregação dos Lentes, Legislação de ensino, Mensagens Governamentais, a iconografia, artigos de jornais, diplomas escolares, livros didáticos da época, entrevistas com ex-alunas e ex-professoras. A construção histórica se deu à luz dos princípios da história das instituições educativas, tomando a cultura escolar e o gênero, como principais categorias de análise histórica das práticas educativas desenvolvidas nessa instituição de ensino que era frequentada majoritariamente por mulheres. |
RESULTADOS: |
Constatamos que a Escola Normal de Natal não figurou entre as prioridades governamentais no período apreçado, e, por consequência, não teve um lugar materializado no espaço da cidade. Essas ausências constituíram-se em lacunas na construção da identidade dessa instituição, que ao adquirir edifício próprio em 1965, recebeu a denominação Instituto de Educação Presidente Kennedy, tendo com isso, a sua história ocultada por detrás do nome de alguém cultuado como aquele que concedeu a escola aos norte-rio-grandenses, sem, entretanto, ser considerada a luta daqueles que historicamente construíram essa instituição de ensino, tornando-a pioneira e de referência na formação de mulheres professoras, diretoras e coordenadoras de ensino no Estado do Rio Grande do Norte: a marca maior da sua identidade. |
CONCLUSÃO: |
A Escola Normal de Natal configurou-se como um lugar de conquista, um caminho para as mulheres professoras ingressarem na esfera pública, assumindo um trabalho remunerado. Entretanto, desde a sua instituição (1908), carregou, em sua trajetória, o peso do atraso, uma escola sem edifício: uma face sem corpo. O Instituto de Educação Presidente Kennedy (1965), desencarnado de sua história, tornar-se-ia um corpo em busca de uma face que lhe conferisse uma identidade histórica. |
Palavras-chave: Escola Normal de Natal, Instituto de Educação, Espaço escolar. |