62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A BEBIDA TIQUIRA COMO PRODUTO DA CULTURA MARANHENSE
BRUNA IDALIA BRANDÃO 1
DENISE CERVEIRA TAVARES 1
LUCAS GARCEZ GOMES 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA
INTRODUÇÃO:
A Gastronomia é um importante produto turístico e um atrativo de uma determinada localidade. No Maranhão,a Tiquira faz parte da gastronomia, sendo uma aguardente bastante consumida no Estado, apelidada de "A Roxinha Maranhense".Este trabalho objetiva apresentar essa bebida, demonstrando seu consumo como um traço da Cultura Popular Maranhense,mostrando a aguardente como um bem material (sendo um produto palpável , tendo sabor e aroma) e imaterial (faz parte de uma sociedade cheia de crenças e tradições). A Bebida vem à ser um elemento cultural do cotidiano das pessoas, de uma sociedade, por isso está fortemente enraizada em suas vidas. Ela pode ser inclusive, considerada um dos elementos mais persistentes no processo de aculturação dos povos. Esta pesquisa vem demonstrar o reconhecimento da Tiquira como produto ou mesmo como um atrativo da região maranhense, estando diretamente ligado a cultura do povo do Maranhão.
METODOLOGIA:
A elaboração deste trabalho pôde ser dividida em dois momentos distintos e de igual importância para a obtenção de dados conclusivos sobre a Importância da Tiquira no Maranhão.Baseado num primeiro momento em pesquisas bibliográficas especializadas em produtos destilados,e posteriormente através de pesquisa de campo, fazendo um levantamento dos pontos de venda da bebida e a aceitação da mesma por parte da população local, bem como pelos turistas.
RESULTADOS:
Baseada nos resultados obtidos nas pesquisas bibliográficas e a pesquisa de campo, pode-se perceber que a Tiquira é uma das bebidas mais populares e tradicionais do Maranhão. Na pesquisa bibliográfica notamos que há poucas publicações em relação a sua origem e fabricação, evidenciando a falta de material bibliográfico em relação a mesma, porém nas poucas publicações existentes (na forma manual de fabricação do proposto etilíco) pode-se resgatar um pouco da história desse bem, tanto material quanto imaterial, da cultura popular maranhense. Em relação ao a pesquisa de campo podemos notar que a Tiquira é vista e respeitada como um bem cultural, rodeada de lendas e crendices em relação ao seu consumo.Os resultados apresentados podem identificar a Tiquira como uma das riquezas culturais de grande relevância para a comunidade e como um atrativo turístico em potencial do Maranhão.
CONCLUSÃO:
São diversos os motivos que levam a sociedade maranhense ao consumo da bebida Tiquira. Um dos motivos é por costume que passam de geração para geração, onde aprende- se a degustar a bebida com respeito não deixando de lado o prazer da apreciação da aguardente em pequenas doses como forma de relaxar e interagir com amigos: servindo também para desinibir os poetas e artistas locais. Outro motivo percebido na elaboração deste trabalho, é a importância da Tiquira como atrativo turístico, tendo a culinária típica que utiliza a aguardente em alguns pratos salgados ou mesmo doces.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Palavras-chave: TIQUIRA, CULTURA, MARANHÃO.