62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO MEYERHOLDIANO
Rebeka Caroça Seixas 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
O olhar sobre o espaço cênico vem passando por modificações desde suas primeiras manifestações. Diversos encenadores modernos vão buscar nas origens primeiras do teatro respostas para as questões que são geradas pelas novas dramaturgias, pelos novos espaços e pelos espectadores. Esta pesquisa é uma reflexão teórica sobre as experiências iniciais de Vsévolod Meyerhold, encenador russo, e os modos pelos quais essas experiências foram determinantes não apenas para o seu trabalho como diretor, mas também no que concernem as diferentes formas de concepção e exploração do espaço no teatro moderno. São de interesse particular para este trabalho as mudanças ocorridas na exploração do espaço cênico e as formas pelas quais essas mudanças seriam reflexos de novas dimensões estruturais e posicionamento em relação à cena e sua importância na aproximação com a plateia. Discute-se aqui sobre a evolução do espaço cênico, sobre as pesquisas desenvolvidas ao longo do tempo e suas semelhanças com as desenvolvidas por Meyerhold, no sentido de compreender ainda como as pesquisas geradas e seus resultados refletem a época histórica na qual estão inseridas.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento da pesquisa foi necessária inicialmente uma investigação aprofundada na busca de textos, conferências, vídeos e fotos sobre o trabalho do encenador, o que se configurou como um problema uma vez que são escassos os materiais sobre o encenador e sua obra em língua portuguesa. Após a pesquisa bibliográfica, deu-se inicio a uma pesquisa biográfica e, logo em seguida à discussão do conceito de espaço e sua evolução ao longo da história do teatro, bem como a relação entre o trabalho de Meyerhold e de outros encenadores contemporâneos a ele. Em seguida, elencou-se e discutiu-se os elementos constituintes do Teatro da Convenção Consciente e por último trabalhou-se na análise das imagens de espetáculos, tendo como eixo norteador a encenação de O Corno Magnífico levada à cena por Meyerhold em 1922, na busca pela compreensão de como se configura o espaço cênico proposto pelo encenador.
RESULTADOS:
O presente trabalho é uma pesquisa acadêmica para obtenção do título de mestre e os resultados obtidos apontam de maneira satisfatória para a existência de um espaço característico das encenações de Meyerhold que estamos denominando de espaço meyerholdiano, principalmente no que concerne a análise de imagens dos espetáculos dirigidos pelo encenador russo. Outro resultado alcançado na fase final dessa pesquisa é de que as rupturas levadas à cena por Meyerhold representam uma evolução na exploração do espaço cênico, sendo elas precursoras das transformações no teatro contemporâneo.
CONCLUSÃO:
Em nível de conclusão eu assumiria que os elementos: "espaço vivo", "imaginação criativa", "máquina ferramenta", teatralidade, estilização, "inteligência física", "espaço gestual", performance "visual" e "visceral", são componentes primordiais no espaço meyerholdiano desde sua concepção até à cena apresentada. Ao pensar sobre o trabalho de Meyerhold e analisar os elementos elencados percebemos que eles não se referem somente à prática do ator ou do diretor, mas se relacionam com todos os elementos que constituem a prática teatral. As inovações que Meyerhold traz para a cena vão exercer influências definitivas no teatro contemporâneo, fazendo com que cada vez mais o espetáculo seja pensado como um processo que inclui diferentes níveis de compreensão e percepção.
Palavras-chave: Meyerhold, Convenção consciente, Espaço cênico.