62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A PRÁTICA DO FUTEBOL NO ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ DE PORTO ALEGRE/RS E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE (1913-1940)
Ronaldo Dreissig de Moraes 1
Janice Zarpellon Mazo 1
1. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS
INTRODUÇÃO:
O Esporte Clube São José foi fundado em maio de 1913 por estudantes católicos do Colégio São José, que eram praticantes do futebol.Com o crescimento da equipe e a dificuldade de encontrar adversários fortes para enfrentar, os jovens decidem fundar um clube de futebol organizado e independente. Com quase um século de história, o São José possui hoje uma das melhores sedes de clubes de futebol no Rio Grande do Sul. Entretanto, o São José migrou por uma série de locais em Porto Alegre até adquirir, em 1939, o terreno de 3 hectares de sua atual sede na Zona Norte da Capital. Essa pesquisa justifica-se pela ausência de estudos científicos sobre o São José, instituição com 96 anos de história. Além disso, este estudo mostra-se pioneiro ao abordar a relação futebol x processo de urbanização de Porto Alegre. O objetivo geral da pesquisa é identificar como o Esporte Clube São José foi influenciado pelo processo de urbanização de Porto Alegre no período de 1913 até 1940. Os objetivos específicos são: a) descrever a organização do clube desde sua fundação em 1913 até 1940, quando foi inaugurado o seu estádio. b) produzir um mapeamento dos campos de futebol utilizados pelo clube. c) descrever o contexto da cidade de Porto Alegre no período delimitado pelo estudo.
METODOLOGIA:
Esta investigação se caracteriza pela utilização de fontes impressas e documentais. As fontes impressas utilizadas foram: livros comemorativos, jornais, revistas, almanaques esportivos, livros sobre a história de Porto Alegre, artigos científicos, dissertações e teses. Já as fontes documentais foram consultadas nos registros do clube, arquivos públicos e museus. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo de acordo com Bardin (2000), com base na perspectiva da História Cultural. Segundo Burke (2005) e Chartier (2000) o objetivo da História Cultural é identificar o modo como, em diferentes lugares e momentos, uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler. Este estudo também faz conexões com a Geografia dos Esportes e a Geografia Cultural. Para Corrêa (2005) a Geografia Cultural está baseada na subjetividade, na intuição, nos sentimentos, na experiência e no simbolismo, privilegiando o singular e não o particular ou o universal.
RESULTADOS:
O primeiro local utilizado pelo São José em 1914 foi a "Montanha", área onde hoje funciona o Hospital Militar, na Av. Cristóvão Colombo. Com o crescimento do clube, era preciso uma área maior. A segunda sede foi utilizada no mesmo ano, na Rua São José, no Bairro Navegantes, no norte de Porto Alegre. Entretanto, o local foi destruído por uma enchente, e o clube voltou à "Montanha". Após esse período, o São José transferiu-se para um local denominado "Bacia", atrás da Igreja São Pedro, no Bairro Floresta. Essa sede, no entanto, foi utilizada para um loteamento. Enquanto buscava uma nova área para jogar, o clube treinou no Estádio da Baixada do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no Bairro Moinhos de Vento. Depois de um tempo, o São José se instalou no local onde hoje funciona o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Bairro Santa Cecília. O clube não permaneceu muito tempo no local e mudou-se para o Bairro São João, na Zona Norte de Porto Alegre. Entretanto, outra vez a questão habitacional fez com que o clube mudasse de sede, já que na região estava planejada a construção da Vila dos Industriários. Após um processo contínuo de mobilidade espacial, o São José consegue um local definitivo na Zona Norte para realizar seus jogos. Em maio de 1940, é inaugurado o Estádio Passo D'Areia.
CONCLUSÃO:
Com a realização desta pesquisa, percebemos que as trocas constantes de sede do clube estão relacionadas com o processo de urbanização de Porto Alegre, no qual os terrenos localizados na região central da cidade possuíam maior valor imobiliário. Esta situação gerou um fluxo da população em direção às regiões periféricas da Capital. Provavelmente a expansão da cidade influenciou na troca de sedes e na própria organização do clube, já que ficaram cada vez mais disputados e valorizados espaços com grande área e sem construções, necessários para a prática do futebol. Obras de infra-estrutura da cidade também marcam a história do clube, pois em dois locais onde o Esporte Clube São José teve sede foram construídos hospitais.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial (CAPES/MEC)
Palavras-chave: Futebol, Clube, História do Esporte.