62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
AS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DO VINHO TINTO NA CONCEPÇÃO DOS NOVOS ACADÊMICOS DE BIOLOGIA DO IFPA NOS ANOS DE 2009 E 2010
Wilkelly Alves de Lima 1
Amalia Dayane Queiroz da Cruz 1
Lizandra Elizeário dos Santos 1
Werena Lisboa de Jesus 1
Lana Roberta Reis dos Santos 1
Ananda Maira Ferreira do Nascimento 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/IFPA
INTRODUÇÃO:

Diante da crescente evolução de enfermidades, o homem deve estar ciente da importância da prevenção. Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares e a diabete são as que mais afligem o indivíduo do Séc. XXI.  O vinho tinto apresenta substâncias químicas, ativas biologicamente, que possuem propriedades antioxidantes, ou seja, inibidoras de radicais livres, em alguns casos podendo ser bloqueadoras, fazendo com que esta bebida se diferencie do vinho branco, devido possuir polifenóis específicos capazes de favorecer o sistema imunológico.  Por isso, este trabalho teve por objetivo informar os acadêmicos de Biologia ingressantes nos anos de 2009 e 2010 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA, através de uma abordagem biológica destacando os fitoquímicos, as propriedades antioxidantes e os benefícios e/ou malefícios da ingestão do vinho tinto, com o intuito de ressaltar a importância da prevenção, por meio de uma maneira simples e eficaz: o consumo moderado e regular deste alimento funcional.

METODOLOGIA:

Primeiramente realizaram-se levantamentos bibliográficos referentes aos benefícios do vinho tinto, seu potencial antioxidante e as substâncias nele contidas como resveratrol e antocianinas, pertencentes ao grupo de flavonóides.  Apresentaram-se ao corpo técnico pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, projetos para realização de palestras técnicas em suas dependências. O público alvo consistiu de novos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Biologia do IFPA dos anos de 2009 e 2010, os quais foram escolhidos por serem futuros pesquisadores e orientadores educacionais. A partir da realização da palestra foram aplicados questionários em aberto, como métodos de análise, cada um contendo cinco perguntas a respeito do tema para que pudéssemos analisar o grau de entendimento, e a concepção dos acadêmicos quanto à utilização do vinho tinto no combate a diversas doenças, além de verificar se obtiveram um bom rendimento sobre o assunto abordado. Para realização das palestras foram utilizados como recursos didáticos, apresentação em PowerPoint, com auxílio de data-show e folders a fim de ilustrar e facilitar o entendimento do público.

RESULTADOS:

A análise das respostas demonstrou que 93% dos discentes de 2009 adquiriram conhecimento sobre as propriedades do vinho tinto através da palestra, destacando sua importância à saúde humana, a diferença entre doses diárias indicadas para homens e mulheres e a compreensão deste alimento funcional como meio de prevenção a doenças, 7% não absorveram informações da palestra. Em 2010, 100% dos ouvintes ressaltaram tais aspectos. Quanto à relação do vinho com radicais livres, 86% dos calouros 2009 demonstraram apreensão, apesar de dificuldades na percepção do termo antioxidante. Porém, 100% dos alunos de 2010 demonstraram compreender as propriedades do vinho apontando aspectos fundamentais da palestra e conhecimentos anteriores a esta, a exemplo do conceito de antioxidante. Em 2009, 57% mencionou critérios para incluir o vinho na dieta de diabéticos, enfatizando o consumo moderado e a ingestão após as principais refeições; porém, 29% demonstrou absorção total das informações da utilização do vinho na dieta de diabéticos e 14% não respondeu.  Apenas 17% dos calouros 2010 mencionaram a utilização do vinho na dieta de diabéticos e 83% não opinaram, além disso, 50% citaram a importância da moderação. Assim, a palestra destacou a importância do vinho e seus benefícios no âmbito biossocial.

CONCLUSÃO:

No contexto atual de nossa sociedade globalizada, na qual diversas doenças vêm tomando repercussão cada vez maior percebeu-se que estudos sobre os mecanismos antioxidantes são de extrema importância ao bem estar do indivíduo. Por isso, tomar conhecimento dos benefícios ofertados pelo vinho tinto é importante ao combate de malefícios que acometem uma parcela significativa da população.  Inserir no meio acadêmico é uma das maneiras de divulgação dos benefícios que o consumo moderado de vinho tinto pode proporcionar aos indivíduos, além de instigar a motivação de se realizar novas pesquisas sobre este alimento funcional. Dessa forma, a finalidade deste trabalho foi alcançada uma vez que, a maioria, dos participantes assimilou com êxito a prática realizada.

Instituição de Fomento: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ/IFPA
Palavras-chave: vinho tinto, alimento funcional, prevenção.