62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
Ações da Sala Verde Contra a Violência Entre as Crianças da Comunidade de Alto de Ondina - Salvador-BA
Bruno Pamponet 1
Isabela Albuquerque 1
Yukari Figueroa Mise 1
Josefa Rosimere Lira-da-Silva 1
Rejâne Maria Lira-da-Silva 1
1. Universidade Federal da Bahia
INTRODUÇÃO:

Salas Verdes (SV) são espaços com múltiplas potencialidades instituídos pelo Ministério do Meio Ambiente nos quais são desenvolvidas atividades direcionadas à Educação Ambiental. A SV da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um espaço de pesquisa-ação voltado para uma ação que possibilite uma mudança no mundo real. Funcionando no âmbito do Programa Social de Vocação, Educação e Divulgação Científica Ciência, Arte & Magia, a Sala Verde favorece o desenvolvimento de atividades voltadas a temáticas ambientais, dentre elas a violência urbana. Como se observa diariamente em jornais (escritos e/ou televisivos), as taxas de violência urbana têm aumentado muito nas metrópoles e a cidade de São Salvador, terceira maior capital do País e maior do Nordeste, não é uma exceção. Em atividades da SV Ciência, Arte & Magia no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC), algumas questões, como a agressividade entre os estudantes, emergiram de forma tal que se tornou necessária uma maior atenção ao tema. Assim, diante do quadro de desestruturação social e ambiental existente nesse século, surgiu este trabalho com o objetivo de investigar as concepções de violência estudantes do CIAC Ondina (Alto de Ondina - Salvador-BA) e discutir e investigar a violência nesta instituição escolar.

METODOLOGIA:

Para a construção deste trabalho, foram realizadas atividades em que a violência foi tratada como um problema de Meio Ambiente, uma vez que os problemas da relação interpessoal são tão prejudiciais quanto os problemas de degradação, saúde, poluição etc. Dentre estas atividades, destacaram-se a realização de dinâmicas de grupo e a construção de histórias e bonecos para um teatro de fantoches. Já no âmbito da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema e foram construídos questionários quali-quantitativos que foram aplicados a 18 estudantes do CIAC e um outro, aplicados a três professores que se dispuseram a participar da pesquisa. Entrevistou-se ainda, uma professora e a coordenadora do CIAC. Pelo fato de os estudantes serem menores de idade, realizou-se uma reunião com os pais e/ou responsáveis dos estudantes que desejaram se integrar às atividades da Sala Verde para que eles fossem informados sobre as atividades que seriam realizadas com seus filhos/tutelados permitindo ou não a sua participação, além de assinassem o termo de consentimento livre e esclarecido dos pais e/ou responsáveis.

RESULTADOS:

O estudo da violência escolar, segundo Debarbieux (2002), vem apresentando mudanças relevantes tanto no que é considerada violência como no olhar a partir do qual o tema é abordado. Essa é uma tarefa árdua, uma vez que não há consenso entre os pesquisadores e o termo varia tanto do estabelecimento escolar, da posição de quem fala e da própria cultura. Com essa pesquisa, percebeu-se que as crianças participantes relacionaram violência à categoria violência física (segundo a definição de Bernard Charlot, 2003), mas as incivilidades e a violência simbólica também deixam suas marcas. Os professores que participaram da pesquisa também apontaram aspectos da violência muito relacionados a agressões físicas e muitos negaram as "incivilidades", pois elas estariam mais relacionadas com "falta de limites" e "fase de desenvolvimento infanto-juvenil". Porém, mesmo as ditas incivilidades ou violência simbólica geram tensões no interior nas instituições, caracterizando uma atmosfera de insegurança e desconfiança entre os membros da comunidade escolar, principalmente, na relação professor-aluno. Provavelmente por isso, alguns professores entendem violência escolar como continuação da violência social e não como algo que também se constrói no espaço escolar.

CONCLUSÃO:

Pode-se perceber que as relações interpessoais dos estudantes do CIAC são reflexo de uma desestruturação macro, a da Instituição Escolar. Além disso, as concepções de violência desses estudantes estão intimamente ligadas à realidade vivida por cada um deles. Por isso, faz-se necessário a construção de um plano político pedagógico que norteie as atividades do CIAC, além de sérios investimentos, uma vez que a proposta desse espaço é de extrema importância para a formação de cidadãos mais preparados para uma vida em sociedade. É importante atentar para qualquer tipo de violência, principalmente, aquelas emitidas de forma mais sutil, pois os "grandes" atos de violência tendem a ter suas raízes nos pequenos gestos. A violência que atinge o ambiente escolar não deve ser naturalizada e totalmente justificada, seja pela fase do indivíduo ou pelo contexto de aprendizagem, ela deve ser encarada como um problema a ser repensado. Desta forma, faz-se necessário um empenho conjunto das entidades educativas no sentido de se mobilizar frente às questões referentes à violência escolar.

Instituição de Fomento: PERMANECER - Programa de formação integrada e apoio social aos estudantes da UFBA
Palavras-chave: Sala Verde, Violência Escolar, Concepção de violência.