62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
BAILE DO MENINO DEUS: UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR
Valéria da Fonseca Silva 1
Rejane Pinheiro 1
Ana Maria de Andrade 1
Flávia Santana da Silva Barros 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
INTRODUÇÃO:
O projeto surgiu da necessidade de apresentar aos alunos, o mais popular Auto de Natal brasileiro que trata de um tema universal, a festa da celebração do nascimento de Jesus, reunindo teatro, música, canto coral e manifestações da cultura popular passeando pela tradição nordestina. Pretendemos dar um novo sentido para o Natal, trabalhando os valores cristãos, visto que a sociedade contemporânea estimula o individualismo, egoísmo consumismo, intolerância e deslealdade. Abordamos ritmos do nosso folclore e desconhecidos do cotidiano dos nossos alunos. Utilizamos na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, o livro "O Baile do Menino Deus" de Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima com música de Antônio Madureira, abordando o gênero textual teatro, pois acreditamos ser esse ambiente escolar um importante local para a expressão cultural e formação dos alunos. O processo durou três meses participaram oitenta alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, situada em Recife- Pernambuco. Vivenciamos diversas manifestações culturais incentivando o aluno a leitura, interpretação desenvolvendo a expressão corporal e o contexto em que foram criadas. As áreas envolvidas do projeto foram: Português, História, Artes, Geografia e Informática.
METODOLOGIA:
Na Biblioteca realizamos a leitura do livro "O Baile do Menino Deus", identificamos o enredo, personagens e período do ano em que vivenciamos a peça natalina. Propomos a montagem do espetáculo, no processo, os alunos observaram a estrutura textual, a linguagem dos personagens e a origem das danças populares inseridas na peça. Apresentamos vídeos e um Power Point com outras experiências desse clássico nordestino para que os alunos observassem os movimentos dos bailarinos e postura de palco. Divulgamos a proposta da peça para as treze turmas da escola e os alunos interessados procuraram o espaço da Biblioteca para inscrição. Realizamos uma reunião, onde selecionamos os personagens, fizemos audição das músicas apresentadas na peça, criamos o figurino dos personagens, ensaiamos, identificamos o contexto geográfico onde se passa o enredo, construímos o cenário e adereços. Utilizamos as tecnologias: máquina digital, datashow, tv, vídeo, dvd e filmadora e gravamos a voz dos alunos utilizando o computador garantindo a qualidade do espetáculo; Participaram do processo a direção, coordenação pedagógica, professora de biblioteca, professora multiplicadora, mediadora de leitura e estagiários de informática. Apresentamos para a comunidade escolar no encerramento do ano letivo da escola.
RESULTADOS:
Percebemos que os alunos durante o projeto estavam motivados, eles despertaram para a dança e teatro. Como trabalhamos com grupos diferentes, observamos uma maior integração, elemento importante refletindo no cotidiano escolar com relações mais amistosas e integradas entre todos. A experiência da peça teve uma repercussão positiva junto aos alunos quando repetimos dois anos consecutivos. Essa peça despertou nos alunos, o interesse pela história de Jesus e cultura nordestina, aumentando a circulação dos alunos na Biblioteca para leitura e empréstimo de livros como também na pesquisa. A comunidade aprovou o espetáculo ficou surpresa com os talentos revelados e a qualidade da apresentação dos atores-amadores. O espetáculo tornou-se o ponto forte de encerramento anual da escola, a cada ano modificando os seus integrantes. Esse projeto repercutiu nas oficinas realizadas no "Projeto Escola Aberta" que criou a oficina de teatro realizada aos sábados, levando a direção a investir em figurinos e decoração para os espetáculos subsequentes. A Biblioteca trouxe a proposta dinâmica de fazer desse espaço não apenas um ambiente de leitura, mas de promoção de atividades culturais e estímulo a expressão artística. Os alunos sentiram-se valorizados, prestigiados e conhecedores da nossa cultura.
CONCLUSÃO:
O espetáculo apresentou para os alunos manifestações da cultura popular do Nordeste: o Auto de Reisado, Lapinha, Bumba-Meu-Boi, Caboclinhos, entre outros e uma trilha sonora formada por música de concerto, coro adulto e infantil, além de solistas. A produção da peça melhorou o relacionamento entre os grupos, refletindo na participação deles em outras atividades da escola como: feiras literárias, gincanas, oficinas em projetos do COM-VIDA (Comissão de Qualidade de Vida na Escola), Escola Aberta e Mais Educação. Concluímos que a Biblioteca teve um importante papel, proporcionando aos alunos um espaço rico de experiência cultural produzindo conhecimentos. Utilizamos toda tecnologia disponível na nossa escola a serviço da aprendizagem, produzindo diferentes dinâmicas entre os participantes. Percebemos o interesse dos jovens, após a peça, em assistir "O Baile do Menino Deus" espetáculo que todo ano é encenado no "Marco Zero" do Recife com grandes nomes do teatro pernambucano. Os alunos tornaram-se mais sensíveis aos valores cristãos passados na peça como: solidariedade, bondade, amizade, lealdade, humildade, fraternidade, simplicidade, trabalhando dentro de uma proposta de interesse coletivo. Esse projeto teve o reconhecimento da direção escolar, professores, comunidade e alunos.
Palavras-chave: Cultura, Biblioteca, Leitura.