62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
MEMÓRIA E MONUMENTOS: O CENTRO HISTÓRICO DE MACEIÓ
Larisse Louise Pontes Gomes 1
Francisco Ismael da Silva Lima 1
Edvane do Nascimento Silva 1
Mayara Wanessa Barros Inácio 1
Rachel Rocha de Almeida Barros 1
1. Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
O presente estudo integra o projeto de pesquisa e extensão: "Memória Histórico-Cultural do Centro de Maceió", que participou do Edital PROAPEX/2009 e encontrou-se lotado no LACC/ICS/UFAL. Tomado enquanto território importante para a memória maceioense, o Centro de Maceió, objeto do nosso estudo, reúne relevante percentual do patrimônio material e imaterial da cidade, notadamente da memória político-administrativa, religiosa e comercial da mesma. Por sua relevância histórica, foi circunscrito pela Prefeitura Municipal de Maceió na Zona Especial de Preservação 02 - ZEP -02 - através do Decreto nº 5.700, datado de 1º de outubro de 1997. A valorização dos patrimônios culturais no cenário nacional indica a pertinência de iniciativas voltadas para a educação patrimonial. Tais ações são elaboradas com fins de sensibilizar as populações para a sua diversidade e riqueza cultural e cultivar o sentimento de preservação dos patrimônios nas gerações mais jovens. Ao mesmo tempo em que revelam aspectos relevantes da história e da cultura, ajudam, por outro lado, a construir e/ou a fortalecer os laços de pertencimento de um povo com seu lugar. Buscou-se com essa iniciativa desvendar e recontar a história do Centro de Maceió.
METODOLOGIA:
A metodologia, de base qualitativa compreendeu leituras dirigidas sobre cultura patrimonial, educação patrimonial e história de Maceió; Pesquisa documental e histórica; Seleção das ruas e logradouros mais representativos e sua respectiva história; Registro áudio-visual das ruas e logradouros selecionados. Foram realizadas visitas a órgãos como Biblioteca Pública do Estado, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, para busca e análise de registros documentais e referências bibliográficas. Após o trabalho investigativo de cunho documental e bibliográfico, partiu-se para o trabalho de campo. Este consistiu em idas ao Centro da cidade de preferência aos sábados e domingos, após o expediente comercial, pois assim teríamos uma área mais vazia, possibilitando o registro visual de fachadas dos prédios situados na área do Centro. Após o longo trabalho de registro fotográfico, houve a catalogação das fotos e identificação das mesmas. Em todas as etapas, houve participação dos estudantes pertencentes a pesquisa e de uma pesquisadora colaboradora.
RESULTADOS:
Com base nas ruas e logradouros foram registradas e catalogadas cerca de mil e quatrocentas fotos. Através da Pesquisa sobre o Centro histórico de Maceió circunscrita na Zona Especial de Preservação ZEP-02, obtivemos como resultado o levantamento e organização das informações de aproximadamente quarenta e cinco ruas, duas travessas, sete praças, três avenidas, cinco ladeiras, um beco e um parque situado na área delimitada na ZEP-02. Com este material em mãos, confeccionamos um vídeo mostrando o objeto de estudo, o Centro, com suas problemáticas que incluem: poluição visual, falta de sinalização, sujeira e degradação nos monumentos públicos, além da visível deterioração de prédios públicos, caracterizando abandono. O vídeo ainda que artesanal, evidencia a necessidade de um trabalho de preservação e educação patrimonial na área circunscrita pela lei municipal. O desejo de realizar um vídeo educativo faz parte do objetivo da pesquisa de extensão "Memória Histórico-Cultural do Centro de Maceió".
CONCLUSÃO:
A conclusão da pesquisa veio principalmente da etapa do trabalho de campo, pois, através da realidade cotidiana pudemos verificar as condições do nosso objeto de pesquisa, além da observação peculiar e diferenciada inerente a cada investigador, conseguimos compreender a importância dessa fase em qualquer trabalho científico. O contato e confrontação do material pesquisado em livros e documentos com a realidade implicam em muitas outras reflexões, das quais não poderíamos imaginar. No caso do Centro, percebemos o abandono de espaços públicos de intensa movimentação e exposição, porém a própria população tão agitada em seu dia-dia nem percebe tamanho descaso Os monumentos, peças fundamentais dessa investigação, tornam-se quase invisíveis às pessoas que por eles passam rotineiramente.
Instituição de Fomento: Laboratório da Cidade e do Contemporâneo- LACC/ Instituto de Ciências Sociais-ICS/PROEX/UFAL
Palavras-chave: Centro de Maceió, Patrimônio Histórico, Educação Patrimonial.