62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
NE - CALDEIRÃO DE SABERES: ALAGOAS
Ana Lúcia Albuquerque de Araújo 1
Maria de Fátima Claudino 1
Flávia Santana da Silva Barros 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
INTRODUÇÃO:
Trabalhando com os alunos sobre a região Nordeste, percebemos que as crianças desconheciam a cultura dos estados nordestinos, partindo desse princípio motivador, a coordenação pedagógica reuniu-se com a professora e delimitaram as competências que poderiam ser trabalhadas priorizando o tema, o estado escolhido pela turma foi Alagoas. Criamos um projeto que despertasse o interesse da turma, incentivando a pesquisa identificando os principais aspectos desse estado de forma motivadora. As ações foram realizadas num período de três meses na Escola Municipal Professor Potiguar Matos, localizada em Recife-PE com 33 participantes. O público alvo foram estudantes de Educação Fundamental do 1º Ano - 1º Ciclo. As áreas Curriculares abordadas foram: Artes, Língua Portuguesa, Geografia, História, Informática. Tomamos como objetivos no nosso trabalho: Conhecer aspectos da cultura alagoana, sua história; Localizar a região no Brasil; Identificar as principais atividades econômicas; Observar o relevo e paisagens; Reconhecer a flora e fauna; Observar a hidrografia clima; Conhecer o folclore e comidas típicas; Identificar os problemas sociais e Pontos turísticos de Alagoas. O Brasil é rico na diversidade procuramos proporcionar às crianças conhecer um pouco do nosso país.
METODOLOGIA:
Iniciamos o projeto conversando com os alunos sobre a Região Nordeste e destacando o Estado das Alagoas, nenhuma criança conhecia o lugar. Seguimos um cronograma onde realizamos: exibição no computador do estado; conversa informal; pesquisa sobre o estado Alagoano e discussão sobre os principais pontos observados no laboratório de informática; localização no mapa da região; pintura da bandeira de Alagoas; desenho do mapa; releitura de um escultor alagoano com massa de modelar; confecção de um painel com a releitura das crianças; socialização do trabalho na Feira de Conhecimentos. Contamos com os recursos humanos da escola: direção, coordenação pedagógica, professor multiplicador, professor, coordenador de biblioteca e estagiária do laboratório de informática. Cada um teve importante papel no desenvolvimento do projeto, planejando, disponibilizando recursos financeiros e pedagógicos, incentivando a visita à Biblioteca Escolar e Laboratório de Informática. Os alunos tiveram acesso a várias informações de forma que pudessem fazer a relação entre os estados de Pernambuco e Alagoas. Utilizamos os equipamentos tecnológicos (máquina digital, computadores, som, amplificador e dvd) para dinamizar as aulas promovendo a inserção das mídias na aprendizagem dos alunos.
RESULTADOS:
O projeto proporcionou à turma a descoberta de pontos em comum na cultura de Alagoas e Pernambuco. As crianças demonstraram seu lado artístico criando obras inspiradas num artista alagoano e gostaram desenvolver as atividades propostas. Dos 33 participantes 30 demonstraram no final do processo interesse em conhecer os estados da nossa região e posteriormente os demais do Brasil. Perceberam que as regiões são divididas por semelhanças culturais, climáticas e que o nosso Brasil apresenta uma grande diversidade. Os alunos sentiram-se atraídos pelo artesanato de Alagoas constataram que o nosso, apresenta formas parecidas. As crianças tornaram-se mais autônomas na utilização dos computadores do Laboratório de Informática viram que na Internet podemos aprender coisas tanto quanto no livro. O processo de leitura, escrita foi estimulado fazendo com que houvesse evolução na aprendizagem. Os alunos adquiriram o prazer em frequentar a Biblioteca e fizeram algumas pesquisas e descobertas nos livros sobre o Estado de Alagoas, aumentando o empréstimo de livros com esse público.
CONCLUSÃO:
A turma mostrou-se motivada desenvolvendo as etapas do projeto com interesse. Divulgamos nas salas o estado de Alagoas socializamos conhecimentos promovemos troca de saberes. As demais professoras da escola se envolveram em novas práticas pedagógicas e decidiram junto com os alunos vivenciar os outros estados nordestinos. Foi um sucesso cada sala pesquisou aspectos relevantes de cada estado como: clima, relevo, fauna, flora, hidrografia, cultura e culinária. Realizamos um grande evento para vivenciar junto à comunidade escolar (pais, responsáveis e integrantes da escola) a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos. A professora percebeu um maior entrosamento do grupo com a leitura e os diversos gêneros textuais, tornando-os mais críticos, discutindo e descobrindo problemas sociais similares ao estado de Pernambuco. A direção escolar providenciou a confecção de banners referentes a cada estado como forma de valorização do trabalho pedagógico. O corpo docente avaliou que a temática foi interessante para o grupo, perceberam a importância de trabalhar com projetos de forma colaborativa vivenciando cada etapa. Descobriram a importância de planejar garantindo os recursos financeiros diante da gestão escolar e sentiram-se produtivos e valorizados buscando novas práticas.
Palavras-chave: Educação, Ensino-Aprendizagem, Tecnologia.