62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
CIDADES MÉDIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERFIL SÓCIO-ESPACIAL DE CAICÓ/RN
Alexsander Pereira Dantas 1
Ana Vilma de Medeiros Pereira 1
Ione Rodrigues Diniz Morais 2, 1
1. Departamento de História e Geografia - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
O fenômeno urbano, expresso em escala global, vem demonstrando expressiva importância dentro da Geografia, considerando que a cidade passa por processos contínuos, sendo reveladas novas dinâmicas a partir da sua realidade sócio-espacial. No Brasil, o critério oficial para classificar a cidade como pequena, média ou grande é o total de habitantes. No Rio Grande do Norte algumas cidades com população urbana inferior a 100.000 habitantes, que seria o limiar de cidade média, exercem funções diferenciadas e assumem o papel de centros regionais na rede urbana que integram. Diante desse cenário, realizamos uma investigação sobre as cidades médias do Rio Grande do Norte, na perspectiva de analisar a dinâmica sócio-espacial, assinalada nos últimos 10 anos, fase em que ocorreu a consolidação do processo de urbanização e a reestruturação produtiva do território potiguar. A partir disso, elegemos como objeto de estudo a cidade de Caicó, que no último decênio apresentou mudanças em seu perfil sócio-espacial, fortalecendo a sua condição de centro regional.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado segundo procedimentos e estratégias metodológicas que permitissem a construção da análise da dinâmica sócio-espacial da cidade de Caicó. Foram adotados como subsídios: leituras bibliográficas e documentais, que abordassem a temática; levantamento de dados estatísticos publicados pelo IBGE, IDEMA, SEBRAE e FIERN sobre os aspectos demográficos e econômicos; levantamentos em fontes documentais de instituições federais, estaduais e municipais relacionadas às políticas públicas com rebatimento sobre a cidade; coleta de informações relativas aos serviços e equipamentos urbanos dos novos bairros; aplicação de 10 questionários, em cada bairro alvo da pesquisa, buscando informações sobre as características sociais dos seus habitantes; leitura de representações cartográficas da cidade de diferentes períodos; observação in lócus para uma leitura da organização e da infra-estrutura urbana e registros fotográficos.
RESULTADOS:
De acordo com os dados estatísticos levantados e analisados, percebemos que Caicó nos últimos dez anos, vem demonstrando em seu perfil econômico, grande expressividade no setor terciário. Verificou-se um aumento do número de estabelecimentos comerciais (1998-786; 2009-1711), localizados tanto na Área Central como em outros bairros da cidade. No âmbito do setor social, as esferas da saúde e educação também passaram por significativa expansão. O aumento das atividades ambulatoriais, centros de saúde e leitos hospitalares confirmam essa realidade no setor da saúde. Em relação ao setor de educação, dados de 2009 mostraram o surgimento de novos estabelecimentos escolares e a ampliação no número de instituições de nível superior. Além destes, registrou-se também o crescimento dos serviços sociais e pessoais. Levando em consideração a expansão do sítio urbano, foram examinadas as características sociais e espaciais dos quatro novos bairros, constituídos a partir de 2000, sendo observado que os habitantes, em sua maioria, são servidores públicos e vieram de outros bairros da cidade em busca de terrenos baratos, configurando uma dinâmica intra-urbana. Em relação a infra-estrutura dos desses bairros, foi visto déficits na prestação de serviços e equipamentos urbanos.
CONCLUSÃO:
Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de urbanização e reestruturação produtiva da cidade de Caicó está intimamente ligado a expansão do terciário. Isso se deve ao fato da cidade configurar-se como centro de convergência de fluxos que articulam e alimentam a rede urbana na qual está inserida. Desta forma, os processos sócio-espaciais que envolvem a cidade de Caicó consolidaram a sua condição de centro regional com um raio de influência que recobre o Seridó potiguar e alguns municípios limítrofes da Paraíba. A economia da cidade baseia-se no setor terciário, ou seja, na prestação de serviços distributivos, principalmente comerciais; sociais, sobremaneira nos setores de educação e saúde, e pessoais.
Palavras-chave: Urbanização, Terciário, Cidades Médias.