62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
O CORPO LÍRICO DO PASTORIL
Marcilio de Souza Vieira 1
Terezinha Petrucia da Nóbrega 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:

O Pastoril é a encarnação profana do auto natalino e sua encenação compreende o episódio da natividade evocando o nascimento do deus menino, as loas ou cançonetas fazem alusão a esse nascimento obedecendo a uma seqüência de cena caracteristicamente piedosa, humilde e respeitosa em sua forma religiosa. O texto tem como objetivo compreender o corpo lírico dos pastoris potiguares. Entendemos que o licencioso no Pastoril não perde a poética lírica do arrebatamento, da imaginação, do riso, quando diz respeito aos personagens (mestra, contramestra, Diana, velho), as músicas de duplo sentido, aos gestos e a espacialidade (do corpo e social) em que esses pastoris se realizam. Compreender esse corpo lírico é uma forma de estarmos compreendendo na contemporaneidade o universo artístico e estético do mesmo iniciado ainda na Idade Média e que pode estar sendo ressignificado nos apontando uma apreciação estética nas artes cênicas, nas práticas corporais, capaz de incentivar a crítica, a apreciação, a discussão e a transgressão de verdades instituídas.

METODOLOGIA:

 

A abordagem adotada é de natureza Fenomenológica elucidando os elementos citados como cenário do vivido e do sensível. Utilizou-se nessa pesquisa entrevistas com grupos de pastoris do RN bem como imagens.

RESULTADOS:

O Pastoril, objeto de nosso estudo, persiste ao tempo e a tradicionalidade como uma aprendizagem a partir dos processos da cultura, aprendizagem que se dá no corpo do brincante desse folguedo.

CONCLUSÃO:

Pesquisar o universo das danças populares, tomando por base o Pastoril, significa entrar em contato com as diferentes terminologias, a dicotomia entre arte e arte popular, a industrialização e o processo de mercadorização das danças populares e a falta de políticas culturais abrangentes para envolver as manifestações da tradição, bem como pensar as possibilidades pedagógicas que esta dança apresenta, seja como uma aprendizagem informal nos terreiros onde se dança o Pastoril, seja nos espaços escolares quando se resignifica esta dança nos grupos parafolclóricos das instituições de ensino ou ainda em espetáculos com caráter mercadológico.

Instituição de Fomento: REUNI
Palavras-chave: Pastoril, Corpo, Educação.