62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS RECURSOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA EM INDIVÍDUOS COM AUTISMO E TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO.
Janielle Gomes Freire 1
Mariana Queiroz Orrico de Azevedo 1
Maria Dayane de Andrade 1
Mariana Nascimento de Lima 1
Débora Regina de Paula Nunes 2
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Educação - UFRN
INTRODUÇÃO:

O autismo é definido, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, como uma sub-categoria do Distúrbio Global de Desenvolvimento ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Ele é um transtorno caracterizado por prejuízos na interação social, alterações da comunicação e padrões limitados ou estereotipados de comportamento e interesses. A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) se caracteriza por um conjunto de métodos e técnicas que facilitam a comunicação, ampliando as possibilidades de troca, de experimentação individual e de relacionamento com o outro.

METODOLOGIA:
Considerando o exposto acima, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da implementação dos recursos da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) no processo de comunicação de uma aluna não-verbal com autismo através de estratégias naturalísticas de ensino. Participou do estudo uma professora de uma instituição de Educação Especial da cidade de Natal (RN) e uma aluna que tinha 5 anos de idade com diagnóstico de autismo. A pesquisa foi realizada nesta mesma instituição.
RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa indicaram que: (a) a CAA propiciou a aluna uma interação maior entre as atividades; (b) aumento no uso de, ao menos, duas estratégias de ensino nas sessões onde a professora recebeu o treinamento; (c) aumento na freqüência de turnos (iniciativas e respostas), utilizando principalmente os pictogramas como forma de comunicação.

CONCLUSÃO:

A Comunicação Alternativa e Ampliada, assim como as estratégias naturalísticas de ensino contemplam métodos e técnicas empiricamente validados que favorecem o desenvolvimento da linguagem e da comunicação de pessoas com autismo. A transposição destas práticas da teoria para a sala de aula poderá ser viabilizada pela participação de professores, enquanto agentes de intervenção, em programas instrucionais

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Autismo, Comunicação Alternativa , Ensino Naturalístico .