62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E PEDAGOGIA DA UFRJ QUANTO À INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO INFANTIL  
Cláudio Cavas 1
Camila Alves 1
Danielle Miranda 1
Felipe Lima 1
Kelly Gonçalves 1
1. Psicometria,Instituto de Psicologia,Universidade Federsl do Rio de Janeiro, UFRJ
INTRODUÇÃO:

No decorrer da evolução tecnológica, o surgimento de novas mídias, como a televisão, tornou o indivíduo passível de um bombardeio de informações variadas, que podem vir a influenciar a formação de novos comportamentos. Em seu conceito mais amplo, a mídia, ao invés de educar e transmitir valores morais e éticos, fundamentais para o desenvolvimento sócio-cognitivo e afetivo de crianças, está cada vez dando maior ênfase à violência. Eron e Huesmann (1984) dizem haver conexão mútua entre a violência na TV e a agressividade, já que assistir a programas violentos aumenta a tendência agressiva infantil, estimula o interesse por tais programas, promovendo maior agressividade. Nosso estudo tem como objetivo verificar se há diferença significativa entre a percepção de futuros comunicadores e educadores quanto à influência da mídia televisiva no comportamento agressivo no público infantil.

METODOLOGIA:

Participaram desta pesquisa 100 universitários de ambos os sexos, dos cursos de Comunicação Social e Pedagogia da UFRJ, com média de idade de 22,1 anos (D.P.= 4,5), de todos os períodos (1º ao 8º). Para a coleta de dados foi elaborado um questionário, que em sua forma final, continha 16 questões fechadas envolvendo as seguintes categorias: comportamento agressivo, causas da agressividade infantil para educadores e causas da agressividade infantil para comunicadores, baseados na revisão bibliográfica sobre o tema.

RESULTADOS:
Para testar se havia diferença entre as respostas dos questionários dos dois grupos, foi utilizada a prova do Qui-quadrado, ao nível de significância de 0,05 para cada pergunta, com auxílio do programa Bioestat 5.0. De forma geral, os resultados apontaram diferença significativa entre a percepção da influência da mídia televisiva no comportamento agressivo infantil segundo os estudantes de Comunicação Social e de Pedagogia, sendo que estes deram um maior peso a esta influência
CONCLUSÃO:
Estudantes de Pedagogia, em função de uma formação curricular mais voltada para a educação, atribuíram maior peso à influência da mídia no comportamento agressivo de crianças, o que corrobora a pesquisa de Porto e Santos (2005), cujos resultados apontam que na mídia televisiva há conteúdos impróprios para idade e horário, sendo que as crianças não se detêm aos canais ou programas especializados. Já os estudantes de Comunicação Social dão maior ênfase à desigualdade social como causa da agressividade no comportamento infantil, o que confirma a posição de teóricos como Buckingham (2002). No que se refere à capacidade da criança para diferenciar o real do irreal, ambos os grupos não apresentaram diferença quanto ao grau de concordância ou discordância. As conclusões da pesquisa sugerem maior integração entre os currículos dos cursos em questão,levantando a questão da interdisciplinaridade
Palavras-chave: Agressividade, Mídia Televisiva, Comportamento infantil.