62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
EFICIÊNCIA DA INDUÇÃO E SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO NO PÓS-PARTO EM CABRAS DA RAÇA ANGLO-NUBIANA SUPLEMENTADAS COM BAGAÇO DE CAJU DESIDRATADO
Antonnio Henrique Afonso Alves 1
Iracelma Julião de Arruda 2
Matheus Wagner Paulino de Sousa 3
Lídia da Paz Palácio 1
Davide Rondina 4
Airton Alencar Araújo 5
1. Graduando da Faculdade de Veterinária, Universidade Estadual do Ceará / Uece
2. Doutoranda da Universidade Estadual do Ceará /UECE / RENORBIO
3. Mestrando da Faculdade de Veterinária, Universidade Estadual do Ceará /Uece
4. Professor Adjunto da Faculdade de Veterinária, Universidade Estadual do Ceará
5. Prof.Dr./Orientador da Faculdade de Veterinária, Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:

A carência nutricional em regiões tropicais é um fator determinante no retardo da ocorrência do primeiro estro pós-parto em ruminantes. Diante disso, principalmente na região Nordeste do Brasil, buscar alternativas alimentares aplicáveis aos rebanhos pode contribuir para minimizar esse problema. Dentre essas alternativas, a utilização de subprodutos da agroindústria tem sido bastante estudada para complementar a nutrição animal. No Nordeste, especialmente no período da seca, pode-se explorar o potencial local da região, destacando a produção do caju e de seus subprodutos, tais como o bagaço de caju. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da suplementação alimentar com bagaço de caju desidratado sobre a resposta à sincronização do estro pós-parto em cabras Anglo-Nubiana.

METODOLOGIA:

O presente estudo foi realizado na fazenda experimental Campo da Semente, pertencente à Faculdade de Veterinária/UECE, em Guaiúba-Ce. Logo após o parto, 25 cabras da raça Anglo-Nubiana adultas, com peso e escore corporal homogêneos foram divididos, em dois grupos: controle (n=15) e grupo tratado (n=10). O grupo controle recebeu silagem de sorgo (75%) + concentrado comercial (25%) e o grupo tratado, além do concentrado comercial (25%), recebeu uma mistura de bagaço de caju desidratado (55%) + capim elefante (20%). Todos os animais tiveram acesso à pastagem nativa das 7:00 às 16:00 horas e, quando recolhidas ao capril, recebiam a suplementação acima citada. Além disso, tiveram acesso à água e sal mineral ad libitum. Aos cinquenta dias pós-parto o estro foi sincronizado com dispositivos intravaginais (CIDR®) por 5 dias, e ao final receberam 1 mL (5 mg/animal) de PGF2α (Lutalyse®). Após a retirada dos dispositivos, as cabras foram colocadas junto ao macho por três dias consecutivos. Cada reprodutor portava coletes marcadores, para detectar as fêmeas que apresentavam o estro.

RESULTADOS:

O número de animais marcados pelos reprodutores após a sincronização de estro foi semelhante para ambos os grupos (p>0,05), com 100% no grupo controle e 90% no grupo tratamento. Em trabalhos realizados com ovelhas Santa Inês submetidas ao mesmo protocolo de sincronização, a inclusão de níveis crescentes de bagaço de caju, variando entre 25 a 75% durante o período de estação de monta, apresentaram taxas de estro de 91,66 a 100%. Todos os animais em nosso experimento entraram em estro até as 72 horas após a retirada do CIDR®. No entanto, no grupo controle o número de animais que manifestaram estro nas primeiras 24 horas (60%) foi significativamente superior (p<0,05), quando comparado aos demais períodos (33,33%, 48 horas e 6,67%, 72 horas). Por sua vez, o grupo suplementado com bagaço de caju desidratado, a detecção do estro foi similar entre os períodos, sendo 44% até 24 horas, 44% em 48 horas e 11% em até 72 horas.  

CONCLUSÃO:

Esses resultados mostraram que não houve influência negativa da suplementação com bagaço de caju desidratado sobre a resposta ao tratamento de indução de estro. Desta forma, protocolos de sincronização como os utilizados em nosso estudo são alternativas viáveis durante os períodos de escassez de alimentos.

Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: sincronização do estro, cabras, bagaço de caju desidratado.