62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Considerações sobre a educação básica no Município do Natal e Macaiba
Marcus Vinícius Souza de Andrade 1
Danielly Cristiny Fernandes 1
Elionai Augusto Silva de Melo 1
Raffael Bizerra de Sousa 1
Werton José Cabral Rodrigues Filho 1
Moisés Alberto Calle Aguierre 1, 2
1. Depto. Estatística/ C. Atuariais, Univ. Federal do Rio grande do norte - UFRN
2. Profº/orientador
INTRODUÇÃO:

A partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) o objetivo do presente trabalho é mostrar as condições atuais da educação dos municípios de Natal e Macaíba. Este indicador relaciona informações e rendimento escolar e desempenho em exames padronizados, como a Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e frequente a sala de aula. Sabe-se que exames padronizados como a prova Brasil têm o objetivo de ajudar o professor a avaliar o estágio de aprendizagem dos seus alunos e aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula, já o SAEB é uma avaliação amostral, ou seja, apenas parte dos estudantes - das redes públicas ou privadas- dos anos avaliados participam da prova.

METODOLOGIA:

Foram usados do MEC (Ministério da Educação). A pesquisa foi realizada no período de 2005 a 2007, ensino fundamental I que compreende 1º ao 5º ano que são também chamados de anos iniciais e dos anos finais, o fundamental II do 6º ao 9º ano, no estado do Rio Grande do Norte. Estudo realizado ocorreu no município de Natal e Macaiba. As cartilhas usadas para o exame também serviram de material de pesquisa, tendo em vista que se os alunos não tiverem contato com o material, não terão êxito no exame.

RESULTADOS:

Foi observado nas informações coletadas, que ainda estamos longe de uma média satisfatória entre os alunos do ensino básico. Foi constatado que mesmo o IDEB sendo um indicador educacional ainda existe falhas em relação às notas dos exames, pois é entregue com antecedência uma cartilha, como diz Paulo Freire "Pacotes de Saber", onde escolas irão usar como base para ensinar seus alunos a responderem a avaliação de forma contundente. Os resultados do IDEB para o município do Natal revelaram que os anos iniciais do ensino fundamental obtiveram um pequeno acréscimo de 0,4 entre os anos de 2005, onde a media foi igual a 3,3 e em 2007 subiu para 3,7.

CONCLUSÃO:

Observa-se que será necessária uma grande mudança em relação à infra estrutura das escolas, capacitação dos professores e funcionários e relações sociais adequadas, fazendo assim com que os estes alunos venham obter maior êxito nos exames que irão avaliar o desempenho das escolas e principalmente os alunos.

Palavras-chave: Educação, Aprendizagem, Ensino.