62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
O TORÉ COMO RIRUAL INDÍGENA POTIGUARA DA PARAÍBA
Almir Batista da Silva 1
Eliane Silva de Farias 1
Lusival Antonio Barcellos 1
1. Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O índio não vive sem praticar seus rituais e a sua espiritualidade está em todos os momentos e movimentos, nos mitos, nos ritos e no seu cotidiano. Pela fé o Potiguara elege uma divindade para sua proteção ou estabelece contato com os espíritos dos ancestrais, das matas, das águas. Neste contexto, o índio Potiguara da Paraíba tem no Toré o seu ritual sagrado. Trata-se de algo parecido com uma "dança" devido os movimentos sincronizados, que faz unir toda a comunidade, usando cocares, pinturas corporais, adornos, instrumentos musicais, etc. Todos, em círculo e com os pés no chão, tocam na mãe terra, dançam e entoam cânticos variados que invocam os "espíritos de luz'. Esse ritual exerce um papel religioso, cultural e político fundamental para este povo. A ritualística acontece quando estão em luta por alguma causa política, em eventos culturais e religiosos, numa festa popular, na escola, num momento de reivindicar seus direitos ou numa ocasião de alegria, de dor ou de luta. Este trabalho tem como objetivo investigar o Ritual Potiguara denominado Toré e todo seu legado deixado pelos ancestrais.
METODOLOGIA:
O estudo priorizou a pesquisa qualitativa por se tratar da subjetividade, dos valores, das crenças, das aspirações e das atitudes das pessoas entendido neste contexto como um entrelaçamento do mundo íntimo do indivíduo (as emoções e sentimentos), bem como as contribuições do mundo exterior (mundo social, das múltiplas vivências religiosas, políticas), que resultam na formação do indivíduo. Também os aspectos quantitativos foram contemplados (dados estatísticos e probabilísticos). A pesquisa segue uma linha etnográfica, buscando apresentar uma compreensão do universo cultural Potiguara (ritos, cânticos, presente no Toré). A investigação iniciou com uma revisão literária sobre o povo Potiguara. Como instrumento de pesquisa se priorizou a observação participativa por ser uma opção metodológica necessária para acompanhar os momentos celebrativos in locu. Em algumas situações se fez necessário o uso da entrevista semi-estrutura para dar mais validade e profundidade no tema investigado. O diário de campo sempre foi utilizado para fazer as anotações durante toda coleta de dados. Também fizemos uso da máquina fotográfica e da filmadora para gravar os rituais, os depoimentos, as entrevistas indispensáveis para o trabalho em questão.
RESULTADOS:
Os benefícios alcançados pelos índios que participam do ritual do Toré são de grande riqueza e de profundo significado para a etnia. Através da prática do Toré os Potiguara preservam suas tradições culturais, sua ancestralidade e a espiritualidade deixada pelas gerações passadas. Sentiu-se que entre eles, há os que não aceitam as influências de rituais advindos de religiões de outros países ou que foi imposta pelo colonizador europeu. É visível o esforço que vem sendo realizado, entre as lideranças, nas escolas, nas aldeias, em preservar esse legado milenar, presente no ritual do Toré. Assim, se está contribuindo para que as gerações futuras conheçam a mística do ritual que é praticado hoje. Em um mundo cada vez mais globalizado, na era do conhecimento tecnológico, é grande a atração das crianças e da juventude em se deixar contaminar pelo consumismo, "enfeitiçado" pelos meios de comunicação e pelo mundo das drogas. O grande desafio para as novas gerações Potiguara é de preservar sua sensibilidade, sua auto-estima e seus rituais como índios. As transformações ou desaparecimento dos seus ritos, após o falecimento dos troncos velhos (anciãos), é uma possibilidade, se não houver um trabalho de continuidade e conscientização sobre o valor do ritual do Toré.
CONCLUSÃO:
Ao final deste trabalho podemos afirmar que a essência da religiosidade indígena potiguara praticada na ritualística do Toré, renova as energias, fortalece a espiritualidade e traz respostas para resolver os problemas e conflitos existentes entre as pessoas. Alguns depoimentos revelam que "nesses momentos é como que o índio passasse a 'flutuar', 'tocasse' o céu, 'voasse' juntamente com os espíritos dos ancestrais; inebriados por uma áurea de luz, esquecem-se dos dilemas vividos, cantam, dançam e fortalecem suas energias para a volta da vida." O Toré faz elo com o passado, tem uma grande importância no presente e indica caminhos para o futuro Potiguara. Através dos cânticos, da dança, do som da gaita e dos tambores os índios (re) afirmam sua resistência ao longo destes cinco séculos e preservam toda riqueza das suas tradições culturais e religiosas.
Palavras-chave: povo potiguara, ritual , toré.