62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
COMPARAÇÃO DA COMUNIDADE DE AVES DE DUAS ÁREAS SOB GRAUS DIFERENTES DE ANTROPIZAÇÃO NA CIDADE DE NATAL - RN
Denise Maria Cunha de Sousa 1
Érika Cristina Pinheiro de Castro 1
Ivanira Sales Batista 1
Luanna Priscilla Lucas Araújo 1
Marana Ali Silveira 1
Mauro Pichorim 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
INTRODUÇÃO:
As alterações de habitat decorrentes das ações humanas tais como urbanização, agricultura, pecuária, introdução de espécies exóticas, caça e extração de recursos madeireiros e não-madeireiros, contribuem para a degradação florestal e perda de biodiversidade (Saunders et al. 1991, Gascon et al. 2000, Harper et al. 2005). Essa antropização torna urgente à realização de estudos sobre fauna e flora para que se conheça o real impacto da atividade humana sobre o meio ambiente. Isto é importante para o desenvolvimento de políticas de conservação e proteção ambiental. O presente trabalho objetivou inventariar as espécies de aves que ocorrem dentro de duas áreas sob diferentes graus de antropização na cidade de Natal, RN e discutir como as alterações ambientais afetam as respectivas comunidades de aves.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em duas áreas sob diferentes graus de urbanização localizadas na cidade de Natal-RN onde as intensidades da ação humana são significativamente distintas. A área mais alterada corresponde ao Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, localizado na BR 101, no bairro de Lagoa Nova. A outra área de estudo foi a mata da CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), a qual constitui um remanescente alterado de Mata Atlântica situado na Avenida Capitão Mor Gouveia, s/n, bairro Lagoa Nova. Para a coleta de dados foi utilizado o método de amostragem por pontos fixos (Blondel et al. 1970) através de observação visual e escuta, utilizando-se do tempo de 15 min de observação em quatro pontos distribuídos a uma distância mínima de 150 m entre eles. Após a coleta de dados, em cada área foi estimada riqueza, abundância relativa de cada espécie, equitabilidade utilizando o índice de Simpson, diversidade (Shannon) e as espécies encontradas foram analisadas com ênfase em suas guildas alimentares utilizando-se das seguintes referências: Willis 1974, 1979, Karr 1982, Faaborg 1985, Anjos & Laroca 1989, Bierregaard & Lovejoy 1989, Bierregaard 1990, Anjos 1992, 1994, Aleixo & Vielliard 1995.
RESULTADOS:
A diversidade (H = 4,11) e a riqueza (R = 36 spp) da Mata da CAERN foram maiores do que a do Centro Administrativo (H = 3,84, R = 33 spp). Foram realizados 2137 registros de aves no Centro Administrativo e 1591 da CAERN. O índice de equitabilidade de Simpson no Centro Administrativo (0,304) foi maior, maior que o da Mata da CAERN (0,251). É provável que a maior diversidade e riqueza e menor equitabilidade da Mata da CAERN tenha relação com sua condição menos antropizada em relação ao Centro Administrativo. O maior número de registro de indivíduos encontrado no Centro Administrativo pode ser justificado pela extensão da área, que é maior podendo comportar um maior número de indivíduos. A guilda dos insetívoros foi a mais rica, com 12 espécies no Centro Administrativo e 13 espécies na Mata da CAERN, seguida pela guilda dos frugívoros, com 6 espécies na Mata da CAERN e 6 espécies no Centro Administrativo.
CONCLUSÃO:
Com base na análise dos dados concluímos que ações humanas sobre o uso do solo mesmo mantendo certa cobertura vegetal alteram os índices de diversidade e riqueza em comunidades de aves, sendo as áreas mais antropizadas menos diversas e ricas que as mais preservadas. É provável que isto ocorra em decorrência de alterações na disponibilidade de recursos e nas condições dos micro-hábitats. Desta forma, áreas menos antropizadas abrigam um maior número de espécies distribuídas de uma forma mais uniforme entre estratos e guildas, pois os recursos e as condições ambientais foram pouco alterados. A prevalência da guilda dos insetívoros indica desequilíbrio em ambas as áreas, pois aves insetívoras ocorrem em maior proporção em áreas degradadas do que em áreas preservadas, sendo observado o inverso para as espécies frugívoras (Piratelli & Pereira, 2002).
Palavras-chave: Avifauna, Fragmentação, Diversidade.