62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO CENTRO HISTÓRICO DE BOA VISTA COMO ESTRATÉGIA DE FOMENTO AO TURISMO
Georgia Patrícia da Silva 1
Márcia Teixeira Falcão 1
Maria Aparecida Ferreira Barbosa 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRR
INTRODUÇÃO:

Nas últimas décadas, constata-se que em várias partes do mundo estão sendo implementadas políticas urbanas que buscam utilizar o centro antigo em nome do progresso. O esforço consiste em criar uma espécie de movimento cujo resultado seja a adesão da ideologia de que os núcleos fundantes da cidade, com todo o seu conjunto material e imaterial, devem ser valorizados e utilizados para atrair o turismo para as cidades.

Esse processo de valorização se dá e várias formas, mas na ótica do interesse coletivo, é visto enquanto resgate da identidade e conquentemente atratividade do turismo para o território como meio de desenvolvimento.

O centro antigo da cidade de Boa Vista-RR é hoje um espaço de características singulares, abriga edificações, tombadas como patrimônio, que representam a história de um povo, mas sem utilização para fins turísticos. Sempre houve um debate muito grande em relação como valorizar o patrimônio cultural do centro histórico de Boa Vista.  O estudo justifica-se pela importância de identificar estratégias de valorização dos bens de valor cultural e histórico para fomentar o turismo, porque, além de ser uma fonte de conhecimento do passado para o futuro servem para contar a história da cidade para o mundo.
METODOLOGIA:

             

Para o desenvolvimento do presente estudo, a priori foi realizada uma revisão bibliográfica. No intuito de conhecer área em estudo foram feitas observações em campo, com registros fotográficos, entrevistas com a Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura.  Além disso, foi necessário consultar documentos para identificar quais bens eram considerados patrimônio e quais esferas localizavam-se seus respectivos tombamentos.  A pesquisa teve um caráter qualitativo de cunho exploratório e descritivo.

 

RESULTADOS:

O Estado de Roraima é um estado relativamente novo e é reconhecido por suas paisagens naturais, mas poderia ser mais atrativo se fossem trabalhados mecanismos, sobretudo, de divulgação do acervo arquitetônico que compõe o centro antigo da cidade de Boa Vista.

O centro antigo é composto por várias edificações que atualmente estão abandonadas e por isso precisa urgentemente da implementação de um programa de revitalização e preservação urbana com o envolvimento da comunidade local.  Mediante o programa de revitalização, o centro poderia ser (re) interpretado pelo uso marketing com foco na reconsideração da história e valorização do legado urbano no intuito de resgatar a identidade da cidade e fomentar o turismo.

Outra ação que poderia ser realizada seria a refuncionalização das edificações, já que algumas se encontram fechadas, estando desta forma sujeitas a destruição e ao vandalismo.  A refuncionalização poderia ser resultado de um estudo que encontre solução para instituição de valores e padrões que, simultaneamente, caracterizam e representam as dinâmicas urbanas que se deseja, marcadas por ritmos quotidianos e revelando inúmeros traços de características sociais e econômicas provindas do turismo.

CONCLUSÃO:

O centro antigo esta composto por várias edificações que representam o passado da cidade e foram instituídas como patrimônio, mas que podem deixar de existir por não haver esforços para sua preservação.

Percebe-se que os problemas do centro antigo conseguem ficar disfarçados em função dos poucos estudos na área, à medida que há poucos elementos que manifestem ou denunciem o descaso com patrimônio, ou seja, da história e identidade da cidade.

É certo que muitas coisas podem ser feitas para reverter essa situação, uma delas seria a implementação de estratégias que trouxessem mais pessoas para o centro, ou mais turistas, e mudassem a concepção sobre o antigo centro via uma política de marketing.

Esta orientação é pertinente, por já ser conhecida e praticada em vários lugares, da mesma forma que é meio de mobilização de recursos e parcerias que converte a narrativa da cidade antiga em ponto turístico, numa estetização imbuída de beleza e pontos marcantes, estritamente relacionada ao consumo dos produtos e serviços.

Recoloca-se aqui a importância do Patrimônio, sob o olhar da sociedade, para a qual foi construídos e a ausência de políticas públicas, tratando de todas as questões do momento, podem dizimá-los.

Palavras-chave: Centro antigo, Patrimônio, Valorização.