62ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos |
VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO CENTRO HISTÓRICO DE BOA VISTA COMO ESTRATÉGIA DE FOMENTO AO TURISMO |
Georgia Patrícia da Silva 1 Márcia Teixeira Falcão 1 Maria Aparecida Ferreira Barbosa 1 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRR |
INTRODUÇÃO: |
Nas últimas décadas, constata-se que em várias partes do mundo estão sendo implementadas políticas urbanas que buscam utilizar o centro antigo em nome do progresso. O esforço consiste em criar uma espécie de movimento cujo resultado seja a adesão da ideologia de que os núcleos fundantes da cidade, com todo o seu conjunto material e imaterial, devem ser valorizados e utilizados para atrair o turismo para as cidades. Esse processo de valorização se dá e várias formas, mas na ótica do interesse coletivo, é visto enquanto resgate da identidade e conquentemente atratividade do turismo para o território como meio de desenvolvimento. |
METODOLOGIA: |
Para o desenvolvimento do presente estudo, a priori foi realizada uma revisão bibliográfica. No intuito de conhecer área em estudo foram feitas observações em campo, com registros fotográficos, entrevistas com a Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura. Além disso, foi necessário consultar documentos para identificar quais bens eram considerados patrimônio e quais esferas localizavam-se seus respectivos tombamentos. A pesquisa teve um caráter qualitativo de cunho exploratório e descritivo. |
RESULTADOS: |
O Estado de Roraima é um estado relativamente novo e é reconhecido por suas paisagens naturais, mas poderia ser mais atrativo se fossem trabalhados mecanismos, sobretudo, de divulgação do acervo arquitetônico que compõe o centro antigo da cidade de Boa Vista. O centro antigo é composto por várias edificações que atualmente estão abandonadas e por isso precisa urgentemente da implementação de um programa de revitalização e preservação urbana com o envolvimento da comunidade local. Mediante o programa de revitalização, o centro poderia ser (re) interpretado pelo uso marketing com foco na reconsideração da história e valorização do legado urbano no intuito de resgatar a identidade da cidade e fomentar o turismo. Outra ação que poderia ser realizada seria a refuncionalização das edificações, já que algumas se encontram fechadas, estando desta forma sujeitas a destruição e ao vandalismo. A refuncionalização poderia ser resultado de um estudo que encontre solução para instituição de valores e padrões que, simultaneamente, caracterizam e representam as dinâmicas urbanas que se deseja, marcadas por ritmos quotidianos e revelando inúmeros traços de características sociais e econômicas provindas do turismo. |
CONCLUSÃO: |
O centro antigo esta composto por várias edificações que representam o passado da cidade e foram instituídas como patrimônio, mas que podem deixar de existir por não haver esforços para sua preservação. Percebe-se que os problemas do centro antigo conseguem ficar disfarçados em função dos poucos estudos na área, à medida que há poucos elementos que manifestem ou denunciem o descaso com patrimônio, ou seja, da história e identidade da cidade. É certo que muitas coisas podem ser feitas para reverter essa situação, uma delas seria a implementação de estratégias que trouxessem mais pessoas para o centro, ou mais turistas, e mudassem a concepção sobre o antigo centro via uma política de marketing. Esta orientação é pertinente, por já ser conhecida e praticada em vários lugares, da mesma forma que é meio de mobilização de recursos e parcerias que converte a narrativa da cidade antiga em ponto turístico, numa estetização imbuída de beleza e pontos marcantes, estritamente relacionada ao consumo dos produtos e serviços. Recoloca-se aqui a importância do Patrimônio, sob o olhar da sociedade, para a qual foi construídos e a ausência de políticas públicas, tratando de todas as questões do momento, podem dizimá-los. |
Palavras-chave: Centro antigo, Patrimônio, Valorização. |