62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
A ARTE FIGURATIVA NO CAMINHO DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Elisabeth Vasconcelos Barros Ramos 1
Amara Ferreira Silva de Lima 1
1. Prefeitura da Cidade do Recife/PCR
INTRODUÇÃO:
A participação da escola no PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar), o envolvimento e o apoio logístico da direção tornou possível a idealização do projeto de estudar os aspectos artistico-culturais, climáticos, econômicos, e a vegetação ao longo da BR 232 a caminho da cidade de Caruaru, tema central do projeto que norteu o trabalho interdisciplinar desenvolvido na Escola Municipal Olindina Monteiro situada em Recife-PE. Outrossim, a área de Arte foi contemplada de forma eficaz, graças à diversidade artística do povo pernambucano. Dentro deste universo fez-se um recorte sobre a arte figurativa divulgada por Mestre Vitalino e eternizada por seus seguidores como, por exemplo, a artesã Marliete especialista em miniaturas.
METODOLOGIA:
Durante o percurso da viagem foram feitas intervenções a respeito dos assuntos e temas estudados em sala, a paisagem é propícia para isto.Os(as) alunos(as) tiveram contato direto com os artistas e artesãos, puderam comparar a diversidade dos temas, acabamentos das peças, estilos e puderam perceber o ofício passado de pai para filho. Deu-se continuidade ao trabalho na sala de aula através de debates e relatos sobre a viagem, aprofundamento sobre a produção da obra de mestre Vitalimo e da artesã Marliete. A produção pessoal dos(as) aprendizes foi estimulada através da realização de oficinas de desenho, pintura e modelagem.
RESULTADOS:
A característica principal, que contagiou os(as) aprendizes na aula-passeio foi justamente o contato direto com o objeto estudado. A mais, a aula permitiu-lhes estabelecer laços afetivos com o educador, o que facilitou e oportunizou o desejo de aprender. O interesse pela pesquisa foi visivelmente ampliado, além dos resultados em artes visuais através da produção nas modalidades de desenho, pintura e modelagem.
CONCLUSÃO:
A construção do conhecimento ocorreu a partir da valorização do objeto estudado(arte figurativa) in loco: através da observação do artesão-oleiro capaz de fazer brotar peças maravilhosas. Também ocorreu através da visita à casa da artesã Marliete, onde a simplicidade convive com o detalhismo perfeccionita de suas miniaturas. Estas experiências estabeleceram e fortificaram o interesse dos(as) aprendizes.
Instituição de Fomento: Prefeitura do Recife
Palavras-chave: aula-passeio, arte figurativa, artes.