62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NOS COMÉRCIOS CIRCUNVIZINHOS AO AMBIENTE ESCOLAR
Maria José Dantas 1
Bianca Arnoud Rodrigues 1, 2
1. FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE/FARN
2. Profª Esp./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A adolescência é uma fase caracterizada por profundas transformações que resultam em desenvolvimento físico e psicossocial. Neste período a adoção de bons hábitos alimentares não é uma prioridade e a nutrição deficiente pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo a instabilidade emocional, o desejo obsessivo de emagrecer e instabilidade geral no estilo de vida e circunstâncias sociais. Geram-se assim as inadequações da dieta e dentre elas pode-se citar a omissão de refeições, especialmente o café da manhã, e a ingestão de alimentos entre as refeições, os quais muitas vezes são de baixa qualidade nutricional. Diante disso, considerou-se pertinente conhecer sobre a prática de estudantes em adquirir alimentos nos comércios situados nos arredores de escolas públicas, objetivando identificar a freqüência e os alimentos mais consumidos.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa do tipo quantitativo-exploratório. O universo foram 6 escolas públicas de ensino fundamental do Município de Natal-RN e a seleção foi realizada por meio de sorteio. As instituições de ensino foram distribuídas 2 no distrito sanitário sul, 2 no distrito sanitário leste e 2 no distrito sanitário oeste, tendo sido adotado esse critério para permitir uma melhor visão do objeto de estudo. Aplicou-se 120 questionários semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas, sendo 20 por escolas, aos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, com faixa etária de 9 a 15 anos. A pesquisa foi realizada com autorização do setor de alimentação escolar do município de Natal-RN, que enviou um ofício às escolas sorteadas informando sobre a pesquisa a ser realizada no período do mês de agosto 2009. Os questionários foram aplicados em sala de aula e preenchidos pelos próprios alunos. Considerou-se como comércios nos arredores das escolas as cantinas, lanchonetes, cigarreiras e mercadinhos. Para tabulação dos dados foi utilizado o programa Excel 2003.
RESULTADOS:
De acordo com os dados obtidos 58% (n= 69) dos alunos afirmaram comprar alimentos nos comércios próximos das escolas, enquanto que 42% (n=51) responderam não comprar. A freqüência de compra foi mais representativa no intervalo de 1 a 2 dias nas semana correspondendo a 48% (n=33), seguido de 26% (n=18,respectivamente, para os intervalos de 3 a 4 dias na semana e todos os dias. Em relação aos alimentos adquiridos a preferência foi por salgadinhos tais como pipocas, Pippo's, salgados de forno, salgado frito entre outros, correspondendo a 42% (n=29), seguido de guloseimas açucaradas representadas por chicletes, pirulitos, balas, chocolates etc com 29% (n=20), 9% (n=6) biscoitos, 7% (n=5,respectivamente, para sucos e refrigerantes, 3% (n=2) outro tipo de alimentos. Nota-se que os alunos são comumente seduzidos pelas características do alimento tais como cor, sabor e aroma, além da atratividade das embalagens comerciais. Trata-se de alimentos gostosos, porém não nutritivos e que podem ser prejudiciais, pois tiram o apetite, engordam e estragam os dentes. Além disso, destaca-se que a ingestão de frutas obteve um pequeno percentual revelando a falta do hábito de consumi-las e a provávelreduzida oferta deste grupo de alimentos nestes comércios.
CONCLUSÃO:
A pesquisa permite concluir que a maioria dos entrevistados costuma comprar alimentos em comércios circunvizinhos ao ambiente escolar, tendo sido este hábito freqüente entre os estudantes consultados. Constatou-se que a preferência de consumo é por alimentos caracterizados pelo baixo valor nutricional fontes de açúcares, sódio e gorduras saturadas, além de pobres em micronutrientes, os quais contribuem para elevar e agravar as doenças crônico-degenerativas. Diante do exposto, destacamos a importância da educação nutricional realizada no ambiente escolar a fim de favorecer e consolidar escolhas alimentares saudáveis.
Palavras-chave: Adolescência, Cantina escolar, Consumo alimentar.