62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
PRESENÇA DE Corynebacterium pseudodiphtericum EM PONTA DE CATETER UTILIZADA EM PACIENTES INTERNADOS EM UTI PEDIÁTRICA DA CIDADE DE MANAUS - AM.
Ana Luiza Menezes Teles 1
Thyara Gonzalez da Silva 1
Lorena Azevedo de Lima 2
Paulo Cesar Carvalho Montenegro 2
Raimundo Felipe da Cruz Filho 2
Januário Gama da Silva 2
1. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Amazonas-UFAM
2. Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biológicas-UFAM
INTRODUÇÃO:
As Corinebactérias são patógenos oportunistas de infecções nosocomiais. A C. pseudodiphtericum é uma bactéria normalmente encontrada em vias aéreas superiores, como parte da flora normal da orofaringe de seres humanos. A contaminação desta bactéria no cateter não é comum e pode indicar contaminação no momento de introdução do cateter venoso, por falta de cuidado com a manipulação do paciente, ou infecção do paciente. O objetivo deste estudo é descrever a C. pseudodiphtericum encontrada em um local incomum, a ponta de cateter de um paciente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva de Hospital Público da cidade de Manaus - Amazonas. A relevância deste achado se dá pela localização incomum do microrganismo, em relação à microbiota normal.
METODOLOGIA:
Foram realizadas culturas das pontas de cateteres coletados em pacientes de UTI e submissão destes a uma solução salina, além disso, foram executadas hemoculturas dos pacientes críticos, que foram armazenadas em meio para hemocultura. A coleta do material foi realizada pelos profissionais de saúde do Hospital estudado e levado para análise até laboratório de microbiologia pela pesquisadora. Antes de se iniciar a pesquisa com as coletas, realizou-se uma prova negativa, utilizando-se um cateter estéril e analisando-o da mesma forma que a amostra coletada. A semeadura ocorreu em meio geral e específico, Ágar sangue e MacConkey, respectivamente. A cultura foi analisada após 24 horas e 7 dias de incubação em estufa a 37°C. Para identificação da bactéria, foram realizados testes bioquímicos (TSI, SIM, Citrato, OF catalase, oxidase, Gram, BAAR, KOH 3%). Após a determinação do gênero e espécie, foi feito um antibiograma (multidiscos Laborclin 12).
RESULTADOS:
A amostra coletada em Hospital Público da cidade de Manaus mostrou que não houve crescimento de colônia na hemocultura e houve crescimento de colônia apenas na ponta de cateter, porém não houve infecção, por ser encontrada apenas uma única colônia, o resultado foi uma colonização do paciente, haja vista que a literatura preconiza que o paciente é infectado a partir de quinze ou mais UFC´s. Foi identificada a bactéria C. pseudodiphtericum. Esta bactéria de acordo com os testes bioquímicos realizados mostrou-se ser: de forma não sacarolítica, imóvel, indol negativo, H2S negativo, Lactose negativa, Glicose negativa, gás negativo, formato bacilar, gram positiva, catalase positiva, oxidase negativa, KOH 3% positivo, BAAR negativo.
CONCLUSÃO:
A bactéria encontrada em ponta de cateter nos leva a crer que pode ter havido uma contaminação no momento da manipulação do paciente, ou seja, na colocação do cateter, em outra hipótese, seria a de uma localização incomum da bactéria, que já foi encontrada até em aparelhos de ar condicionado. A manipulação de pacientes críticos deveria ser feita de acordo com as normas de esterilização e antissepsia, para que não haja esse tipo de infecção, mesmo que tenha sido apenas uma contaminação, o risco dela se tornar uma infecção é potencial.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Corynebacterium pseudodiphtericum, Ponta de Cateter, Infecção.