62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNÍCIPIO DE ITABAIANA-SE SOBRE O QUE É FÍSICA UTILIZANDO COMO FORMA DE ENTREVISTA MAPAS CONCEITUAIS
Fábio José dos Santos Souza 1
Rosilaine Gomes de Santana 1
Celso José Viana Barbosa 1
1. Universidade Federal de Sergipe - Campus de Itabaiana
INTRODUÇÃO:
Mapas Conceituais são diagramas que relacionam conceitos de forma hierárquica e que tem por objetivos conhecer a estrutura cognitiva dos alunos sobre determinada área de conhecimento. Mapas conceituais além de serem utilizados como forma de avaliação, também podem ser utilizados como forma de entrevista. Assim, propomos neste trabalho conhecer a visão dos alunos sobre a Física, utilizando os mapas conceituais, para que a partir de uma análise das ideias dos mesmos possamos identificar qual a concepção da utilização da física para a sua vida cotidiana e em função disso propor atividades em sala de aula que visem uma maior contextualização.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido com 39 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio (E.M.) do município de Itabaiana - SE. A escolha dessa turma se deu pelo desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de física em conjunto com o professor responsável pela turma no colégio. No primeiro dia de aula introduzimos a estrutura de confecção de mapas conceituais com temas diversos e de fácil entendimento para eles, depois propomos como atividade individual a construção de um mapa conceitual de como eles veem a física.
RESULTADOS:
Fazendo uma análise dos mapas conceituais fomos percebendo o perfil da visão dos alunos sobre a Física e subdividimos em cinco categorias, as quais estão especificadas e justificadas a seguir. Experimental - Percebemos em nossa análise que os conceitos relacionados nos mapas conceituais de alguns alunos possuíam muita relação com a experimentação como sendo essencialmente necessária para a física. Apenas 5% dos alunos mostraram essa visão. Matemática - Os alunos veem a física como sendo uma disciplina baseada em cálculos, há exemplos de conceitos encontrados nos mapas como "Cálculo", "Km/h", "Gráficos" e entre outros. Somente 5% mostraram essa visão. Programática - Esse tipo de visão está relacionado com os conteúdos programáticos já vistos em sala de aula. Constatamos em nossa pesquisa conceitos como "Força", "Peso", "Energia" e entre outros. Da análise 20% mostraram essa visão. Disciplina - O convívio em sala de aula, seja na relação professor-aluno ou aluno-aluno e uso de elementos próprios da sala, como materiais ou comportamentais, caracteriza esse tipo de visão, sendo que 52,5% mostraram essa visão. Outros - Devido a não clareza nos conceitos mostrados nos mapas, criamos essa categoria por não ser compatível com as categorias anteriores. Nesse item 17,5% dos alunos ficaram inclusos.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados obtidos, percebemos que o ensino da disciplina física não possui grande importância para a vida cotidiana dos alunos, pois observamos que as relações que eles fazem da física estão limitadas ao ambiente escolar, onde o roteiro seguido em sala é significativo somente para o próprio sistema escolar. Já começamos a elaborar sequencias didáticas, as quais permitirão aos estudantes do E.M. relacionar a física com seu dia-a-dia e com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Instituição de Fomento: Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ensino de física, Mapas conceituais, Visão de física.