62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE NIM (Azadirachta indica), ACÁCIA MANGIUM (Acacia mangium) E PAU-DE-BALSA (Ochroma pyramidale)
Caroline dos Anjos Vaez 1
Antonio de Arruda Tsukamoto Filho 2
1. Bolsista Bitec/Graduanda - Depto. de Engenharia Florestal - UFMT
2. Prof.D.S./Orientador - Depto. de Engenharia Florestal - UFMT
INTRODUÇÃO:
O substrato ideal é aquele que fornece nutrientes suficientes para o desenvolvimento das mudas, bem como disponibiliza uma malha aerável para penetração das raízes e facilita a drenagem da água. Por isso, é extremamente importante determinar o tipo adequado de substrato para a produção de mudas de espécies florestais e as proporções de mistura desse substrato, de modo que se otimize o desenvolvimento da muda no viveiro e principalmente no campo pós-plantio. Além disso, o substrato deve ter baixo custo e ser de fácil trabalhabilidade no viveiro. As espécies florestais Nim, Acácia mangium e Pau-de-balsa estão despontando no mercado, mas ainda não se tem muitas informações técnicas de produção de mudas a respeito delas. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo determinar os melhores substratos para produção de mudas das referidas espécies, visando diminuir o tempo de enviveiramento, reduzir custos de produção e aumentar a qualidade das mudas.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido em um viveiro florestal localizado em Várzea Grande - MT. Para a produção de mudas de Nim, Pau-de-balsa e Acácia mangium foram utilizados sacos plásticos de 8 x 12 cm. Os tratamentos foram diferentes misturas de substratos: Trat.1 (10% moinha-de-carvão e 80% terra-preta e 10% areia de goma); Trat.2 (70% terra-preta e 30% terra fundo-de-rio); Trat.3 (70% terra fundo-de-rio e 30% terra-preta); Trat.4 (70% terra de fundo-de-rio e 30% areia-de-goma); Trat.5 (70% terra-preta e 30% moinha-de-carvão); Trat.6 (70% terra-preta e 30% casca-de-arroz carbonizada). Cada tratamento foi replicado 3 vezes, tendo 6 mudas por repetição. Em cada recipiente foram colocadas de 3 a 5 sementes. O desempenho dos substratos foi avaliado por meio da determinação da germinabilidade e da avaliação de parâmetros morfológicos das mudas. Os dados de germinação que não apresentaram homogeneidade foram transformados. O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para os dados de germinação que mesmo após a trasformação não apresentaram homogeneidade, ao nível de decisão alfa 0.05. Para os parâmetros morfológicos foi utilizado o teste de Tukey a 5%.
RESULTADOS:
Verificou-se que os diferentes tipos de substrato não influenciaram a germinabilidade das espécies estudadas. A análise dos parâmetros altura da parte aérea e relação parte aérea/sistema radicular mostrou que não houve diferenças significativas entre os tratamentos para todas as espécies. Isso significa que o viveirista poderá optar por qualquer um dos substratos testados. Na prática, contudo, deve-se analisar mais cuidadosamente a questão antes de qualquer escolha, devido aos aspectos técnicos e econômicos. Especificamente para Pau-de-balsa, considerando o diâmetro de colo, o tratamento 2 se destacou dos demais, embora não tenha ocorrido diferença significativa em comparação aos tratamentos 3, 4 e 5, porém, indicando que o mesmo poderá garantir ao viveirista que suas mudas diminuirão o replantio e se desenvolverão mais rapidamente em campo. Os maiores diâmetros de colo predizem um padrão mais elevado de qualidade das mudas, assim como expressam maior equilíbrio de crescimento da parte aérea. No campo, mudas com essas características vencem mais rapidamente a concorrência com a vegetação indesejada.
CONCLUSÃO:
Para a produção de mudas das espécies Pau-de-balsa, Nim e Acácia mangium o viveirista poderá optar pela utilização dos substratos 70% terra-preta e 30% terra fundo de rio (Trat.2), 70% terra fundo-de-rio e 30% terra-preta (Trat.3), 70% terra de fundo-de-rio e 30% areia-de-goma (Trat.4) e 70% terra-preta e 30% moinha-de-carvão (Trat.5), pelo fato de serem facilmente encontrados no mercado local e possuírem custo relativamente baixo, e de favorecem o desenvolvimento das mudas com boa qualidade no viveiro, garantindo ao seu cliente segurança, satisfação e tranquilidade quanto ao estabelecimento e crescimento das mudas após o plantio definitivo no campo.
Instituição de Fomento: Bitec/IEL-MT/CNPq
Palavras-chave: Reflorestamento , Espécies Florestais , Viveiro Florestal .