62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
NÚCLEO MUNICIPAL DE ESTUDOS DAS CIÊNCIAS: UM OLHAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE
Maria Cilene Freire de Menezes 1
Magda de Oliveira Mangabeira Feitoza 2
Elizângela Maria de Souza 3
Cristiane Almeida Santos 4
1. Secretaria Municipal de Educação de Petrolina/PE
2. Secretaria Municipal de Educação de Petrolina/PE
3. Secretaria Municipal de Educação de Petrolina/PE
4. Secretaria Municipal de Educação de Petrolina/PE
INTRODUÇÃO:
O pensamento einsteniano/kuhniano destaca como um dos aspectos centrais do processo de aquisição do conhecimento o ajuste entre esquemas teóricos e a realidade, constituindo a ciência como uma troca irredutível entre prática e teoria. Atividades experimentais geralmente despertam grande interesse nos alunos, propiciando uma situação de investigação e construção do conhecimento. Se bem planejadas constituem momentos particularmente ricos no processo de ensino/aprendizagem. Entretanto, alguns professores de Ciências Naturais ainda sentem dificuldade em associar teoria/prática, argumentando como causas a deficiência na formação inicial, carência de material e ausência de espaço para o desenvolvimento de algumas práticas. Visando intervir nessa realidade a Secretaria de Educação de Petrolina/PE, implantou em 2006 o Núcleo Municipal de Estudos das Ciências objetivando: i)realizar formação continuada fundamentada na integração teoria/prática com professores de ciências; ii)disponibilizar materiais/espaço oportunizando a esses o desenvolvimento junto com os alunos de trabalhos investigativos, motivando a curiosidade e o interesse pela ciência; iii)investigar se essa intervenção realizada pela Secretaria de Educação tem conseguido promover mudanças significativas nessa realidade.
METODOLOGIA:
Em 2006 foi implantado o Núcleo Municipal de Estudos das Ciências/NUMEC. De 2006 a 2009 foram oferecidos 22 encontros de Formação Continuada de Ciências, de caráter teórico/práticos a cerca de 40 professores de Ciências vinculados à Rede Municipal de Ensino de Petrolina/PE. Os encontros foram realizados no NUMEC, Espaço Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Zoobotânico do 72º Batalhão de Infantaria. Como amostra para análise da pesquisa utilizou-se os seguintes instrumentos: lista de frequência dos professores às formações, relatório quantitativo de aulas teórico/práticas realizadas no NUMEC com esses professores e seus alunos, desenvolvimento de projetos de exposições científicas por esses professores nas escolas, aplicação de questionário com 18 professores que participaram das formações e avaliações realizadas por esses no final de cada encontro.
RESULTADOS:
Referente à freqüência dos professores às formações, observou-se que trinta por cento desses não participam. Alguns justificam ter compromisso com outra instituição nesse dia e/ou por ser no sábado. Em relação ao relatório quantitativo de aulas realizadas com esses professores e alunos no NUMEC observou-se que trinta por cento desses professores levam seus alunos para terem aulas teóricos/práticas nesse espaço. Alguns argumentam que a falta de transporte e a distância inviabiliza a locomoção destes. Quanto a desenvolver projetos de amostras científicas, observou-se que vinte por cento desenvolvem essa prática. Referente às respostas do questionário notou-se que: sessenta por cento consideram a formação inicial deficiente na integração teoria/prática; cem por cento consideram enriquecedora a Formação Continuada; noventa por cento elegeu os temas trabalhados de forma teórico/práticos como mais interessantes; noventa por cento afirmaram ter aplicado em aula alguns dos temas trabalhados na Formação despertando interesse nos alunos; cem por cento acham que o NUMEC tem contribuído com o Ensino de Ciências do município. Quanto às avaliações realizadas pelos professores no final dos encontros, noventa por cento consideram muito importantes para o desenvolvimento profissional.
CONCLUSÃO:
Pôde-se concluir, através desta pesquisa, que algumas faculdades de formação de professores de ciências ainda precisam intensificar metodologias de ensino integrando teoria/prática. Também, que a Formação Continuada pautada nessa abordagem, ainda constitui-se como instrumento fundamental em suprir essa lacuna instituída desde a formação inicial. Entretanto, ainda observa-se um desinteresse por parte de alguns professores em participar e/ou colocar em prática o que vem sendo ensinado nas formações. Pois, apesar de muitos reconhecerem as lacunas deixadas pela formação inicial concernente à integração prática/teoria, alguns não valorizam a formação continuada nem os materiais/espaços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação na tentativa desses suprirem essas lacunas. Talvez, essa Formação Continuada deva ser discutida democraticamente, repensada e monitorada não só pelos que compõem a Secretaria de Educação, mas também pelos seus principais receptores/atores - os professores de ciências - que estão atuando diretamente com os alunos e que mais conhecem suas necessidades e anseios. Que esses possam despertar para uma nova metodologia de trabalho que interesse e facilite a aprendizagem dos alunos e os governantes investirem na implantação de mais Laboratórios de Ciências.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Petrolina/PE
Palavras-chave: aulas teórico/práticas, formação inicial, formação continuada.