62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
FLORISTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UM REMANESCENTE DE FLORESTA SECUNDÁRIA NA FITOFISSIONOMIA DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA ALTO MONTANA NO MUNICIPIO DE PAINEL, SC E POTENCIAL DE USO DAS ESPÉCIES
Cilmar Antônio Dalmaso 1
Emanuel Arnoni Costa 2
Tony Thomas Sartori 1
Paulo Cesar Duarte da Silva 3
Soraya Moreno Montoya 4
Ataídes Marinheski Filho 5
1. Depto.de Ciências Florestais, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
2. Depto.de Ciências Florestais, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RGS
3. Curso de Engenharia Ambiental, Universidade do Contestado - UnC/SC
4. Grupo de Pesquisa AGR-198 Ingeniería Rural de la Universidad de Almería
5. Depto.de Ciências Florestais, Universidade Federal do Paraná - UFPR
INTRODUÇÃO:
A ciência florestal no Brasil é bastante recente e começou a desenvolver-se a partir da criação das primeiras escolas de Engenharia Florestal nos anos 60. No inicio, o foco dos estudos esteve voltado principalmente para a produção de madeira por espécies florestais introduzidas de países como Estados Unidos e Austrália. Somente nos últimos anos a pesquisa com a produção de espécies autóctones e a conservação e o manejo das nossas florestas naturais estão tendo maior importância e participação na produção cientifica da área. No entanto, a enorme extensão geográfica do país associada com uma diversidade de fitofissionomias apontam para inúmeros desafios e oportunidades para o progresso desta ciência, principalmente quanto aos aspectos de conservação e manejo para a produção racional de bens e serviços de forma sustentável. O bioma brasileiro Mata Atlântica é considerado um dos mais diversos em se tratando de espécies florestais e ecossistemas associados. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever a composição florística e analisar a estrutura fitossociológica de uma Floresta Ombrófila Mista Alto Montana inferido sobre os dados uma avaliação do potencial da utilização de algumas espécies economicamente importantes na região.
METODOLOGIA:

O presente trabalho foi realizado em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Alto Montana em uma propriedade rural com área 106 hectares, localizada no município de Painel, SC. A localização exata da área de estudo se dá pelas coordenadas de  projeção UTM DATUM SAD 69 22J N 6913807 E 0605059. A conversão de matas nativas em áreas de pastagens aliada ao aproveitamento econômico de espécies como a Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze, Ilex paraguariensis A.St.-Hil. e Dicksonia sellowiana Hook. foram os principais agentes modificadores da paisagem natural na região. Atualmente a área florestada da propriedade é utilizada em sistema silvipastoril e extração de produtos não madeiráveis como a erva-mate e a coleta de pinhões. O levantamento da vegetação foi realizado por amostragem casual simples em 25 parcelas de 20m x 20m demarcada sobre os remanescentes florestais no mapa da propriedade.  Todos os indivíduos arbóreos e arborescentes com Diâmetro a Altura do Peito (DAP) ≥ 5 cm foram mensurados, identificados  e classificados de acordo com o sistema APG. Além da floristica foi analisado o índice de diversidade de Shannon-Wiener e para as espécies com potencialidades de uso econômico foram avaliados os parâmetros fitossociológicos utilizado em técnicas de manejo florestal.

RESULTADOS:
Foram amostrados um total de 1326 árvores que ficaram distribuídas em 46 espécies e 24 famílias. As famílias mais ricas foram Myrtaceae com 12 espécies, seguida por Asteraceae com 5 espécies e Lauraceae com 3 espécies. O valor encontrado do índice de Shannon-Wiener foi de 3,13 indicando uma considerável heterogeneidade da comunidade, onde pode ser encontrado um maior número de espécies ao mesmo tempo mais igualmente abundantes. A alta diversidade de espécies no local é produto do atual estágio de preservação e resultados do processo de regeneração da sucessão secundária da floresta. Estes ambientes tem capacidade de suportarem espécies de diferentes nichos ecológicos (pioneiras, secundária iniciais, secundárias tardias etc...). Verficou-se que apenas 7 espécies são responsáveis por mais de 50% do Indice de Valor de Importância (IVI). Dicksonia sellowiana, Araucaria angustifolia, Drimys brasiliensis  Miers, Acca sellowiana  (O. Berg) Burret e Ilex paraguariensis foram respectivamente as espécie mais representativas dentro da estrutura da floresta, o que deve-se, especialmente, aos valores elevados de densidade e dominância, além da distribuição nas parcelas amostradas. O potencial de uso das espécies foi pesquisado em bibliografias especializadas.

CONCLUSÃO:
Após a análise dos resultados obtidos, pôde-se concluir que a Floresta Ombrófila Mista Alto Montana no estado de Santa Catarina apresenta ocorrência natural de espécies que foram economicamente importantes no passado e que atualmente mantém grande representatividade na estrutura do remanescentes florestais da região. As espécies tradicionalmente exploradas como Araucaria angustifolia, Ilex paraguariensis e Dicksonia sellowiana se destacaram entre as cinco espécies com maior IVI demonstrando que são espécies predominantes para este tipo de formação. Drimys brasiliensis e Acca sellowiana respectivamente com potencial farmacológico e produção de frutos também apresentaram grande participação na estrutura da floresta evidenciando o potencial desta fitofissionomia  para o manejo florestal. No entanto deve ser advertido que atualmente a legislação florestal coíbe o manejo das espécies Araucaria angustifolia e Dicksonia sellowiana por constarem na lista nacional das espécies ameaçadas de extinção. Estudo desta natureza são importantes para subsidiar qualquer iniciativa com o objetivo de desenvolver estratégias para o manejo florestal sustentável das espécies viáveis.
Palavras-chave: Florística, Fitossociologia, Potencial de uso.