62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
XII FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ - OS 100 ANOS DO DNOCS E OS 50 ANOS DO "GARGALHEIRAS"
Milena Luana Rocha Córdula 1
Kettrin Farias Bem Maracajá 2
1. Estudante do 7º período do curso de bacharelado em Turismo Universidade Federal
2. Orientadora e Professora Mestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este artigo tem como objetivo divulgar e analisar o XII Festival de Pescado do Seridó de 2009, evento permanente realizado no município de Acari - RN, no período de 30/04, 01 a 03/05 de 2009, o qual já faz parte do calendário de eventos do Estado, com o objetivo de comemorar o centenário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, e o cinquentenário do Açude Público Marechal Dutra - o Gargalheiras. O município de Acari - RN tem um povo rico em cultura e em recursos naturais, que não só dá oportunidade à região para o turismo, como também a coloca em condição de destacar-se como roteiro de alta capacidade atrativa e competitiva, tendo também como diferencial a sua capacidade de ser hospitaleira. E à capacidade de "receber bem" dessa região, se contrapõe a "fragilidade" de opções de hospedagem existente. O surgimento da idéia da análise e abordagem do evento que é realizado no entorno deste principal, e já citado, atrativo - O Gargalheiras -, se deu devido à percepção de uma carência de prestação de serviços e organização adequados que oferecessem um serviço onde os visitantes locais e regionais pudessem desfrutar da natureza a qual o evento está inserido.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa se deu basicamente por meio de referências bibliográficas, conversa informal com pescadores, gestores (públicos e privados), organizadores do evento e o público em geral, do qual participaram acentuadamente do evento, comparecendo a toda a programação e usufruindo dos serviços oferecidos no mesmo. Além disso, a pesquisadora estive participando do evento em geral, tanto nas reuniões propostas pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), assim como também nas festas e manifestações populares, visto que o evento durava um dia inteiro. Participaram do evento: antigos funcionários do DNOCS que participaram da construção da obra do "Gargalheiras", tanto de forma direta (pedreiros, arquitetos, engenheiros, etc) como de forma indireta (donos de mercadinhos, professoras e diretores de escolas, etc). Todos eles foram homenageados no decorrer do evento através de Solenidades, Assembléias, e outras formas de manifestações para estes fins.
RESULTADOS:
Foram discutidos e aprovados as seguintes propostas durante o evento: O Governo do Estado do RN autorizou o estudo da profundidade e volume do açude (batimetria), para fins de fiscalização devida deste monumento histórico que, atualmente, encontra-se poluído (denúncia feita através de estudos da UFRN e publicados na revista Ciência Hoje). O diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes, na autorizou os serviços de recuperação da estrutura da barragem de Gargalheira, além de obras de urbanismo no entorno da barragem. A execução de um memorial, a pavimentação e urbanismo das áreas correspondentes ao acesso principal e pátio de visita e estacionamento, bem como a instrumentação da barragem.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que, apesar da falta de planejamento e dos erros ocorridos decorrentes disto, o XII Festival de Pescado do Seridó foi o maior dos últimos anos, tanto em relação ao número de participantes, como a diferente e atrativa programação oferecida, além de alguns parceiros. Na prática, o que dá errado num evento é o óbvio (a parte de logística, a qual precisa de mais atenção) e as informações (marketing) repetidas dos fornecedores. O primeiro porque, de tão óbvio, não é checado com tanta atenção. O segundo, por serem repetidas, por vezes, deixam de ser feitas em sua integridade, ao se acreditar tê-las realizado. Ou seja, o segredo para um evento de sucesso repousa na criatividade, no encantamento de seu cliente, no planejamento e organização esmerados, cuidadosos e detalhistas, na execução cuidadosa de todos esses detalhes previstos e calculados e na escolha correta de seus parceiros e fornecedores. Enfim, o XII Festival de Pescado do Seridó foi o maior dos últimos anos de sua realização, mas, sem sombra de dúvidas, poderia ter sido bem melhor se o tivessem planejado e desenvolvido metas de trabalho e ação, com o objetivo de desenvolver a curiosidade do público participante, a fim de fazê-lo voltar à localidade para fins de turismo.
Palavras-chave: Festival de Pescado do Seridó, Gargalheiras, DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).