62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
MULHERES MARCADAS PELO EXÍLIO EM UM CERTO ORIENTE DE MILTON HATOUM
Joanna da Silva 1
1. Departamento de Letras - IEAA/UFAM
INTRODUÇÃO:

No início do século XX ocorreu na região norte uma "quebra de fronteira" geográfica-cultural devido ao fluxo migratório de pessoas de diferentes regiões do país e do mundo que para lá se deslocaram atraídas pela extração e comércio da borracha. Essa imigração acabou provocando uma convivência diária marcada por estranhamentos e conflitos, já que diferentes culturas passam a ocupar um mesmo espaço. É a partir de tais relações que as diferenças culturais entre grupos sociais podem ser evidenciadas, pois sentidos e valores são construídos a partir do contato entre classes e grupos sociais diferentes. Ao se deslocar de seu lugar de origem, o imigrante tem seu território duplicado, pois pertencerá, de certo modo, a mais de um lugar, de forma que ele reunirá experiências e memórias de outros mundos, com suas peculiaridades específicas. Essa diferença, por mais que cause estranhamento e repulsa, em determinados momentos carece da necessidade de ser aceita e compreendida, pois a questão da diferença cultural nos confronta. Nesse sentido, este trabalho busca fazer uma reflexão acerca do exílio expresso por personagens femininas do romance Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum.

METODOLOGIA:

Trabalho de natureza bibliográfica que terá como corpus primário o romance Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. O conceito de exílio será o instrumento teórico que informará a análise da obra na temática atrelada a esta questão. A análise terá suporte nas reflexões teóricas de BHABA (1998), HALL, (2003) e KRISTEVA (1994).

RESULTADOS:

Na obra de Hatoum as personagens Emilie e Anástácia Socorro deixam entrever em suas atitudes a relação de troca e de negociação cultural, seja nas recordações da infância na terra natal, na decoração da casa, que mistura valores distintos, como o contraste entre o pedaço de cedro do Líbano e um remo sagrado simbolizando uma tribo indígena, nas festas noturnas realizadas para receber os amigos e vizinhos que misturavam pratos orientais e amazônicos preparados pelas duas mulheres. No entanto, há também, na obra, a ambigüidade acerca das contradições em relação ao imigrante, que se sente feliz pela transposição da fronteira e pela promessa de prosperidade, mas, em contrapartida, essa transposição significa também o exílio, a distância de sua terra natal com tudo que esta possa significar em sentido de perda e de afastamento, fazendo-o sentir-se "desenraizado". Esse sentir-se estrangeiro dentro do espaço que ocupa e que o faz ver refletida no Outro sua própria alteridade pode ser observado nessas duas personagens de origens distintas: a matriarca libanesa e a empregada indígena, ambas trazem em seu âmago o vazio que o exílio provoca ao lembrar com saudade sua cultura e sua terra natal pertencentes agora a um passado distante e nostálgico.

CONCLUSÃO:

Através da análise de Relato de um certo Oriente observamos os anseios e as angustias daquelas que, provenientes de outros espaços, não conseguem se desvencilhar do sentimento de exílio que as impede de harmonizar e sentirem-se definitivamente pertencentes à nova terra que elegeram como morada. Por conseguinte, encontram-se sempre deslocadas, tanto geográfica quanto simbolicamente, e protagonizam constantes embates culturais, nos quais a condição de exiladas é evocada sempre que se dão conta de seu "não-lugar", de seu não pertencimento a uma identidade cultural que não seja a sua. Portanto, a memória consiste em um suporte identitário de resistência cultural na medida em que permite ao exilado lembrar-se de uma história em comum, de uma identidade cultural que, muitas vezes, é negada pelo outro, nesse trânsito entre culturas, idiomas, costumes, credos e tradições que ora se reconciliam, ora se repelem dentro do romance hatouniano.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Mulheres, Exílio, Milton Hatoum.