62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
MANEJO DO SOLO PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE APODI - RN
Ana Cláudia Medeiros Souza 1
Márcia Egina Câmara Dantas 1
Thomas Diego Coelho de Medeiros 1
Jorge Luís de Oliveira Pinto Filho 2
1. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN
2. Prof. / Orientador - Depto. de Gestão Ambiental/UERN
INTRODUÇÃO:

A relação do homem com os recursos naturais é um assunto preocupante, uma vez que o mesmo vem explorando tais recursos de maneira exaustiva, gerando desta forma, vários impactos, inclusive socioambientais. Trazendo a discussão para nível local, percebe-se que parte significativa da economia do município de Apodi - RN é baseada na agricultura, fazendo com que este setor econômico mereça atenção e esforços para que se esclareça e documente as características de como o solo dessa região vem sendo tratado pelas diversas atividades agrícolas, bem como abrir estudos para se desenvolver métodos e técnicas menos degradantes. Sendo assim, o principal objetivo desta pesquisa é identificar o modelo de manejo do solo pela agricultura familiar no município de Apodi - RN.

METODOLOGIA:

Como procedimentos metodológicos foram feitos alguns levantamentos bibliográficos, através de pesquisas na internet em sites como scielo e google acadêmico, entre outros e de material coletado na biblioteca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Em seguida, foram realizadas visitas no campo de agricultura, nos assentamentos de Paraíso e Nova Descoberta, para coleta de dados com os próprios agricultores, como também um registro fotográfico, com o intuito de demonstrar a dimensão em que se encontra a atividade em questão.

RESULTADOS:

Identificou-se que as comunidades rurais de Paraíso e Nova Descoberta são beneficiadas com ações do Centro Terra Viva, através de recursos disponibilizados pela parceria entre o Projeto Dom Helder Câmara e Petrobras.  Em ambas, constatou-se que estes recursos foram aplicados na criação e manejo de uma horta orgânica. Vale ressaltar que em Paraíso também é desenvolvida a prática da apicultura. A comercialização do que é produzido é feita, em sua grande maioria, dentro das comunidades locais, sendo o restante vendido para o Programa Compra Direta, do Governo Federal. Entende-se que a agricultura familiar desenvolvida na Chapada do Apodi - RN adota técnicas de conservação do solo em suas atividades, tais como, rotação de cultivos, cordões de contorno e quebra vento. Percebeu-se que, na área na área de estudo, os membros dos assentamentos de Paraíso e Nova Descoberta utilizam, em suas práticas agrícolas, biofertilizantes, a base de esterco e cobertura morta. Ainda com base nas atividades agrícolas dessa região, verifica-se a adoção de inseticida natural, a base do ninho.

 

CONCLUSÃO:

Entende-se que a atividade agrícola realizada no solo da Chapada do Apodi - RN, especialmente nas comunidades rurais de Paraíso e Nova Descoberta, possui impactos minimizados por sua produção ser baseada na prática da agricultura familiar, principalmente no que diz respeito ao tratamento orgânico realizado pelos agricultores. No entanto, percebe-se que essa atividade apresenta alguns impactos negativos como supressão vegetal, fuga da fauna, aumento dos processos erosivos e perda da biodiversidade local. Com isso, apontam-se como consequências a formação de áreas susceptíveis à desertificação, redução da produtividade e o êxodo rural. Para tanto, mencionam-se como medidas para atenuar os impactos identificados a adoção de práticas de manejo e conservação do solo, tais como: rotação e consórcio de cultura, curvas de nível, plantio direto, uso de cobertura morta, uso de terraços, dentre outras; e a recuperação de áreas degradadas, através do reflorestamento com espécies nativas com o objetivo de atingir uma atividade cada vez mais sustentável para a região.

 

Palavras-chave: Impacto ambiental, Agricultura familiar, Produção orgânica.