62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
SCREENING DE BACILLUS SP COM ATIVIDADE PROTEOLÍTICA DO ESTOQUE BACTERIANO DO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DA UFAM
Lorena Azevedo de Lima 1
Raiane Áila Texeira Souza 1
Rafael Menezes Valente 1
Paulo César Carvalho Montenegro 1
Raimundo Felipe Cruz Filho 1
Januário Gama dos Santos 1
1. Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biológicas, - UFAM
INTRODUÇÃO:
As proteases são enzimas que catalisam a hidrólise das ligações peptídicas entre as proteínas, podendo ser classificadas segundo o valor do pH no qual apresentam atividade máxima. Proteases microbianas, especialmente a partir do gênero Bacillus sp., são as mais amplamente enzimas industriais exploradas. O objetivo desse trabalho foi investigar a atividade proteolítica entre bactérias do gênero Bacillus do estoque bacteriano do laboratório de microbiologia da UFAM.
METODOLOGIA:
As Bactérias produtoras de atividade proteolítica foram identificadas entre 90 isolados, todas com características morfológicas de bactérias do gênero Bacillus sp. Para determinação da atividade enzimática qualitativa foi utilizado o ágar gelatina leite, onde a atividade enzimática (Pz) foi identificada através da razão entre o diâmetro da colônia sobre o diâmetro da colônia mais a zona de precipitação. Para determinar o efeito do pH na atividade proteolítica, o extrato bruto foi avaliado, em triplicata, utilizando-se os tampões citrato (pH 3,0 a 5,0), fosfato (pH 6,0 a 6,8) e Tris HCl (pH de 7,2 a 9,0). Posteriormente o extrato bruto das bactérias com Pz inferior 0,3 foram submetidas à análise enzimática quantitativa, com degradação de azocaseina 1% e espectrofotometria de 440nm.
RESULTADOS:
A atividade enzimática qualitativa foi identificada em 78 dos isolados correspondendo a 86,66% do total analisado. Dos 78 isolados, 76,9% apresentaram atividade enzimática positiva e 35,9% apresentaram atividade enzimática fortemente positiva. Na análise enzimática quantitativa, os resultados obtidos indicam que a melhor produção enzimática está na faixa do pH 7,2 com 2,120 U/mL.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos no presente trabalho corroboram com a literatura que afirma que as bactérias do gênero Bacilllus encontram-se dentre os grupos de produtores de enzimas proteolíticas e que têm potencial para serem utilizados em processos biotecnológicos na Amazônia.
Palavras-chave: Screening, Bacillus , Proteases.