62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
HISTÓRIA DA CRIANÇA E A INDISCIPLINA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CANGUARETAMA - RN.
Francicélio Mendonça da Silva 1
Francicélia Maria Mendonça da Silva 2
Crislane Barbosa de Azevedo 3
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Deparmento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
3. Deparmento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
É consenso entre educadores que sem disciplina não se pode desenvolver um trabalho pedagógico consistente e significativo. A ausência de disciplina tem sido um tema polêmico para educadores e pais com o aumento de casos de crianças e jovens que agridem física ou verbalmente colegas e professores durante as aulas e em outros espaços da escola. Este trabalho tem como finalidade apresentar resultados da pesquisa que investigou sobre a concepção historicamente construída sobre a criança e a questão da indisciplina no contexto educacional, a fim de compreender os fatores que interferem na aprendizagem causando a indisciplina no contexto escolar e familiar. Considera-se indisciplina, comportamentos indesejáveis apresentados pelos educandos na sala de aula, podendo ir desde conversas uns com outros, desrespeito a regras de sala de aula e agressões entre alunos, por exemplo.
METODOLOGIA:
Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica e desenvolvida pesquisa de tipo etnográfico. A coleta dos dados com base no corpus teórico e na pesquisa de campo envolveu procedimentos como observação, diário de campo e elaboração e análise de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados às professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel Rodrigues no município de Canguaretama-RN.
RESULTADOS:
De acordo com o relato das professoras algumas crianças chegam à escola sem nenhuma civilidade e sem noção alguma de respeito à autoridade. Tal fato inviabiliza a convivência respeitosa com professores e colegas e leva ao quadro de indisciplina generalizada. Indo ao encontro das afirmações das docentes, observou-se que alguns alunos desafiam as professoras o tempo todo. As ações que denunciam tal estado de coisas são muitas como pegar material escolar do colega sem pedir, rabiscar as carteiras da sala de aula e jogar lixo no chão. A agitação e a desordem dos alunos, no momento de entrada na escola e na sala de aula, contribuem para deixar a professora incomodada e, dessa forma, os alunos que apresentam comportamentos desrespeitosos tornam-se o centro das atenções. Nas turmas do 1º ao 5º ano, observadas para essa pesquisa, evidenciou-se a indisciplina como falta de limites, que estaria relacionada a atos de desrespeito à opinião e sentimentos alheios e dificuldade em entender o ponto de vista do outro, inexistência de diálogo e o não saber conviver de modo cooperativo. Aspectos bem analisados por Rego (1996) em seus estudos sobre indisciplina.
CONCLUSÃO:
É fundamental pensar no processo educativo que se estabelece na escola e na formação integral do aluno, pois o educador não é apenas um mediador de conhecimentos, ele também tem uma parcela importante de envolvimento na formação do caráter, da cidadania e da consciência desse importante sujeito do processo ensino-aprendizagem, o aluno. Vale ressaltar, que quando se fala em disciplina não se faz referência a práticas autoritárias, impostas, sem que os alunos tenham consciência dos seus significados. Não se confunde disciplina com submissão, manipulação e promoção de indivíduos incapazes de contestação. Constatamos que a indisciplina na escola sempre existiu e constitui-se em um entrave para o êxito do processo ensino-aprendizagem. Assim percebemos a necessidade da clareza da definição da função social da escola e da família para a construção de uma disciplina consciente, justa, equilibrada e crítica. Ficou evidente ao final da investigação a necessidade de um repensar da prática pedagógica do professor, da estrutura e da organização da instituição escolar e familiar, do relacionamento estabelecido na família e entre esta e a escola.
Palavras-chave: Criança, Indisciplina, Ensino Fundamental.