62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PROJETO TELEMÁTICA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Hélia Maria Barroso Braga 1
Ísis Cristina Bezerra 1
Rejane Pereira da Silva 1
Silvânia Cláudia da Silva 1
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho apresenta o projeto Telemática e Literatura na Formação de Leitores proposto pela DGTEC (Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania) às escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife, tendo suas bases conceituais oriundas do Projeto MMM (Mini Web, Mltilíngue e Maxi Aprendizagens), implementado no ano de 2002. Os pilares sobre os quais se apóia o projeto são: comunicação (troca de e-mails entre turmas); leitura (leitura de textos das correspondências); pesquisa (exploração da temática em sites e livros); produção (construção coletiva/colaborativa de texto); tecnologia (iniciação ao uso das TIC e inclusão digital). Seu principal objetivo é formar leitores, ao mesmo tempo em que estimula estudantes do grupo V, ciclos I e II a utilizarem os recursos tecnológicos para se comunicar via correio eletrônico com turmas parceiras no mesmo nível de escolaridade. Esse relato aborda, especificamente, a experiência vivenciada no ano de 2009, em três escolas municipais: E. M. André de Melo (profª Rejane Pereira da Silva), E. M. do Sancho (profª Ísis Cristina Bezerra) e E. M. Casa dos Ferroviários (profª Silvânia Cláudia da Silva), que desenvolveram o tema "Ritmos e Músicas Pernambucanas", explorando as seguintes áreas: Língua Portuguesa, História, Artes e Informática.
METODOLOGIA:
O projeto tem mobilizado vários segmentos de profissionais ao longo dos últimos anos, principalmente professores multiplicadores das UTEC (Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania) e professores do ensino fundamental lotados nas escolas municipais. Cada ano letivo traz uma nova temática para ser explorada pelas turmas participantes. Os professores multiplicadores fazem o convite às professoras que assumem o compromisso de abraçar o projeto durante todo o ano. A direção e a coordenação da escola assinam um termo se comprometendo a apoiar as atividades. Na primeira reunião geral são traçadas diretrizes e as professoras parceiras se encontram. Na escola, a turma vota um nome com o qual será identificada e inicia a produção das cartinhas que são trocadas por e-mail semanalmente. Em 2009, orientamos e acompanhamos a pesquisa das turmas: "Os Campeões" (EMCF), frevo e forró; "Criança Feliz" (EMAM), coco, maracatu e ciranda; e "Amigos da Natureza" (EMS), frevo. As professoras incentivaram seus alunos a pesquisar textos e imagens na internet, produzir as cartinhas no editor de texto, desenhar no ColourPaint, confeccionar instrumentos musicais, vivenciar danças e canções regionais. Além das mensagens, foram trocados anexos com fotografias e produções dos alunos.
RESULTADOS:
A partir da observação das turmas em atividade e da análise das suas produções (escrita de texto coletivo, leituras verbais e não-verbais, troca de mensagens via e-mail, utilização dos recursos tecnológicos com mais desenvoltura, resgate de danças e ritmos tradicionais e pesquisa sobre grandes nomes da cultura pernambucana), é possível afirmar que o projeto contribuiu para a formação das crianças na perspectiva de desenvolver a criatividade, a interatividade, o interesse pela cultura regional e a percepção de que o fazer pedagógico pode ultrapassar os muros da escola e os saberes adquiridos socializados com os novos colegas. No encerramento do ano letivo, no mês de dezembro, houve uma última reunião geral com todos os participantes do projeto. Na ocasião as professoras se apresentaram para o grande grupo: Rejane Pereira (EMAM) apresentou o banner "Lia de Itamaracá: dama da ciranda"; Silvânia Cláudia (EMCF) falou sobre a sua experiência e mostrou o vídeo "Forró de Olinda", produzido no Movie Maker, com a música de mesmo nome de Alceu Valença e as imagens copiadas da internet pelos alunos; Isis Bezerra - em licença maternidade - foi representada pela profª multiplicadora Hélia Braga da UTEC - Jardim Botânico que expôs o banner "Nascimento do Passo: uma vida dedicada ao frevo".
CONCLUSÃO:
Esse relato propõe-se a divulgar apenas uma amostra do que foi o projeto Telemática e Literatura na Formação de Leitores no ano de 2009. Apesar das dificuldades que surgiram, devido à dimensão do projeto de Rede, em que foram envolvidos diversos segmentos educacionais (gerências, diretorias e unidades de tecnologia, professores, estagiários de laboratório, suporte técnico e pedagógico), conclui-se que houve avanços na aprendizagem das turmas participantes. Essa conclusão é ratificada pelo depoimento das professoras e pela observação da alegria com que as crianças utilizaram os recursos tecnológicos e se envolveram nas atividades lúdicas. No geral, observou-se a redução da agressividade, pois o grupo estava envolvido na realização das atividades, favorecendo a relação interpessoal e o convívio em grupo. A pesquisa e a comunicação utilizando a internet e os recursos computacionais revelaram-se motivadoras para o processo de letramento. A expressão artística dos alunos, demonstrada nas danças, chamou a atenção pela desenvoltura com que atuaram, bem como, pelo resgate da cultural pernambucana.
Palavras-chave: Tecnologia na Educação, Formação de Leitores, Inclusão Digital.