62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Visitas técnicas e estudos de campo; uma alavanca na interação ensino-aprendizagem e vida profissional.
Domingos Augusto Mendonça Castro 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
INTRODUÇÃO:

É notório que o processo ensino-aprendizagem é mais produtivo se existir de forma real e concreta a intima relação entre a teoria e pratica. Este paradigma se torna ainda mais imperativo, quando a educação em foco é a educação técnica-profissional.

Este trabalho relata a experiência profissional de um professor que desenvolveu com alunos do terceiro ano do curso técnico em meio ambiente do IFMA campus Buriticupu - MA, uma intervivência acadêmica de seis dias consecutivos, com varias visitas técnicas e estudo de campo. As localidades e instituições selecionadas tinham intrínseca relação ao perfil profissional dos egressos do curso. Dentre os objetivos do trabalho temos: Auxiliar na aquisição dos conhecimentos técnico-científicos necessários a formação holística do educando; Promover uma qualificação contínua dos discentes de forma que estes se sintam mais seguros quanto a suas práticas profissionais. 

De tal modo este trabalho torna-se um referencial na busca por melhores formas de tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e holístico, sendo capaz de promover um desenvolvimento pleno do educando e de suas potencialidades.

METODOLOGIA:

As atividades foram desenvolvidas através de visitas técnicas, estudos de campo e oficinas laboratoriais, previamente agendadas e planejadas pelo professor coordenador do projeto, Domingos A. M. Castro. Todas foram criteriosamente selecionadas, objetivando a intrínseca relação com o perfil profissional dos egressos do curso e a multidisciplinaridade da matriz curricular. Buscando garantir a eficácia das atividades programadas, um cronograma as direcionou cronológica e didaticamente.

Os alunos realizaram registros escritos, de imagem e vídeo de todas as atividades, para posterior apresentação em relatórios técnicos, portifólios multidisciplinares, fóruns e outros eventos relacionados a educação, ciência, e tecnologia.

Os locais selecionados para realizarmos os estudos de campos e as visitas técnicas são na cidade de São Luís-MA, a saber: Estação de tratamento de águas - ITALUIS, Fabrica de refrigerantes e cervejas - AMBEV, Parque ambiental da VALE DO RIO DOCE, Fábrica de reciclagem e produção de papelão - CEPEL, Laboratório de Petróleo da Petrobras - UFMA, Laboratório de Controle de Qualidade de Água e Alimentos - UFMA, Áreas de manguezais, Fabrica de produção de plástico e espumas para colchões, Praias com índices e evidências de contaminação por resíduos urbanos.

RESULTADOS:

Superando nossas expectativas, as visitas técnicas e os estudos de campo mudaram em profundidade o comportamento acadêmico e social dos nossos discentes.

Após o encerramento das atividades constatamos, por meio das etapas avaliativas, que os alunos apresentavam novas posturas acadêmicas, isto evidenciado pelos projetos propostos por eles e também pelos diversos momentos de apresentação dos seus trabalhos e relatórios técnicos. Foi notório que as visitas técnicas e os estudos de campo, promoveram um maior amadurecimento acadêmico, técnico e cientifico dos discentes que delas participaram e alavancaram a aproximação entre o processo educacional e a formação profissional.

CONCLUSÃO:

Assim ficou evidenciado que o trabalho com visitas técnicas e estudos de campo, são ações enriquecedoras no processo ensino-aprendizagem e corroboram para fortalecer a auto-estima dos discentes e amadurecer suas ações acadêmicas e profissionais.

Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA.
Palavras-chave: Vista técnica, Estudo de campo, Processo ensino-aprendizagem.