62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia
A SABEDORIA DO IMPROVISO: MEMÓRIAS E SABERES DOS REPENTISTAS DO SERTÃO POTIGUAR
Ênio Érico Freire Segundo 1
Ailton Siqueira De Sousa Fonseca 2
Jucieude Lucena Evangelista 3
Alan Phablo De Queiroz 4
1. Depto. De Comunicação Social, FAFIC, UERN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. De Ciências sociais, FAFIC, UERN
3. Prof. Ms./co-orientador - Depto. De Comunicação Social, FAFIC, UERN
4. Depto. De Ciências sociais, FAFIC, UERN
INTRODUÇÃO:

Mossoró e Assu são duas cidades importantes no cenário da poesia popular do RN. Aqui, a poesia do repente se manifesta através de sujeitos e espaços diferentes. A produção cultural da cidade é caracterizada pela realização de grandes eventos que nem sempre favorecem a visibilidade dos poetas populares. A partir deste contexto, esta pesquisa apoiada pela FAPERN, tem como objetivo construir um acervo de informações sobre as memórias e saberes poéticos dos sujeitos repentistas, homens anônimos, no cenário de Mossoró-RN e Assu, estudando a relação dialógica entre saber erudito e conhecimento popular manifestado nas cantorias. A relevância da pesquisa encontra-se na confecção deste acervo de informações que possivelmente seriam destinadas ao esquecimento pelos novos expectadores deste tipo de manifestação artística, principalmente pelo público urbano.

METODOLOGIA:

A metodologia aplicada é a história de vida colhida com os próprios cantadores que relatam um pouco das suas experiências e vivencias dentro do universo da cantoria potiguar, correlacionando o seu fazer poético com a sua própria trajetória de vida pessoal;  observações diretas feitas nos momentos em que se realizam as manifestações poéticas abertas ao público e ou de modo particular dos repentistas; entrevistas que tentam captar o pensamento e ou posicionamento dos cantadores perante algumas indagações como a importância do estudo formal para a realização das cantorias e aprimoramento dos poetas; questionários, registro áudio visual, de forma a abraçar um universo maior da subjetividade, da criação e do conhecimento desses poetas.

 

RESULTADOS:

Diante de nossos esforços alcançamos resultados bastante satisfatórios como: Um catalogo de dados de poetas Potiguares das cidades de Assu e Mossoró, o registro audiovisual de uma entrevista concedida pelo cantador Ivanildo Vila Nova, um dos principais expoentes da cantoria de viola, em visita à cidade de Mossoró; resenhas e fichamentos bibliográficos que trata do objeto da nossa pesquisa; a publicação em  de uma entrevista concedida por um poeta local na revista Iterlegere da UFRN e publicação de resumo em um evento acadêmico ocorrido em Natal-RN(CESO 2009).

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados alcançados é possível diagnosticar um problema que foi previsto no inicio da nossa pesquisa, a migração dos poetas para outras atividades profissionais, segundo os próprios repentistas, devido a desvalorização de sua arte.  È importante lembrar que a lógica capitalista também alcançou esta atividade, muitos cantadores afirmam que só se apresentam em troca de remuneração. Outro problema constatado é que as apresentações de cantorias na cidade de Mossoró estão cada vez mais escassas. De um lado não há o surgimento de gerações mais jovens de repentistas. De outro lado, o público das cantorias corresponde aos seus expectadores mais antigos.

Instituição de Fomento: Fundação de Apoio à Pesquisa do estado do Rio Grande Do Norte - FAPERN
Palavras-chave: Cultura Popular , Poesia Popular , Repentistas.