62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
INVASÕES DE ÁREAS URBANAS E SUAS COMPLICAÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA - BAIRRO ALVORADA, CUIABÁ/MT
Felipe de Almeida Dias 1
Leandro Obadowiski Bruno 2
Jacqueline Kayser de Alkmim 3
Luiz Airton Gomes 4
1. Prog. de Pós-Graduação em Eng. de Edificações e Ambiental -UFMT
2. Prog. de Pós-Graduação em Rec. Hídricos - UFMT
3. Depto de Eng. Sanitária e Ambiental - UFMT
4. Prof. Dr./Orientador -Depto. Eng. Sanitária e Ambiental - UFMT
INTRODUÇÃO:
A demanda por moradias nas grandes cidades brasileiras, aliada a pauperização da população, especulação imobiliária e a ausência de políticas públicas capazes de incluir a camada mais pobre da população em programas habitacionais, tem sido algumas das principais responsáveis pelo aparecimento e crescimento de favelas e demais variantes de ocupações irregulares existentes no Brasil. Tal tipo de ocupação ocorre, na maioria das vezes, sem o planejamento e a infra-estrutura necessários para garantir qualidade de vida e a proteção do meio ambiente. Como conseqüência disso temos problemas sociais, ineficiência no oferecimento de serviços públicos básicos, e também o comprometimento da qualidade do ambiente urbano pela falta de saneamento. Além disso, ocorrem também invasões em áreas de proteção ambiental onde esses problemas todos se repetem com agravo à agressão a natureza. Este trabalho aborda as invasões em áreas urbanas no bairro Alvorada, localizado na região oeste de Cuiabá-MT, com 12 mil habitantes, numa área de 53,3 ha. Atravessando a parte central do bairro está o córrego Quarta-Feira, cujas margens são protegidas pela Lei Municipal, e que sofre ocupação irregular, juntamente com as comunidades Antonio Dias e Monte Líbano, que constituem assentamentos informais.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido a partir de dados primários, pesquisa observacional, e levantamento de dados junto a órgãos públicos. Foram realizadas consultas a órgãos da administração municipal, como o IPDU bem como à própria Prefeitura Municipal de Cuiabá, a fim de levantar dados sobre a situação dos lotes localizados na área de estudo. Para a identificação das áreas de invasão do bairro alvorada, e os respectivos danos ambientais causados por esse processo foram usadas imagens geradas pelos satélites da Digital Globe, disponibilizadas através do programa Google Earth, que fornecem a escala e as cotas em relação ao nível do mar com uma precisão de 20 metros, que aliados a várias visitas ao local de estudo, são suficientes para um expedito diagnóstico do problema. Para editar as imagens de satélite foi utilizado o programa AutoCAD e o ArcGis para a melhor representar graficamente os resultados. A partir das imagens obtidas, de pesquisa bibliográfica e estudo da área foi possível realizar analises acerca da situação das invasões no bairro Alvorada.
RESULTADOS:
Apesar de serem protegidas por lei, como unidades de proteção integral, as margens do córrego, em seu trajeto no interior do bairro Alvorada, por um trecho aproximadamente 800 metros tem suas características naturais completamente alteradas, devido à remoção da vegetação nativa e ao lançamento de lixo e esgoto no córrego. Como pôde ser observado pelas imagens, o córrego segue margeado por casas e barracos, até o ponto em que cruza com a Avenida República do Líbano, ou seja, praticamente 100% da área destinada à preservação existente no bairro. Nessa região do bairro Alvorada, próxima ao córrego, os problemas ambientais e urbanísticos são marcantes, o que influi negativamente para a qualidade de vida da população local. Em visitas ao local das invasões é possível notar também a existência de outro grave problema ambiental, que é a erosão das margens, que além de levar ao assoreamento do córrego, representa também um risco a população local, no caso de um deslizamento.. Além disso existem outras invasões, uma denominada Antonio Dias, que ocupa uma área de 2,3 ha e cerca de 90 casas, e a outra chamada Monte Líbano onde muitos problemas se repetem. Tal configuração de uso do solo leva a depreciação da qualidade do ambiente e por conseqüência dos moradores do local.
CONCLUSÃO:
O bairro Alvorada já carente de infra estrutura, com as invasões tem o seu ambiente urbano ainda mais depreciado, o que influi negativamente na qualidade de vida da população. O que pode ser percebido a partir dos resultados do levantamento realizado no bairro Alvorada é que as agressões causadas no córrego, em suas margens e demais áreas de invasão, são extremamente prejudiciais a própria comunidade local, pois a falta de planejamento e infra-estrutura cria um ambiente insalubre e propício à disseminação de vetores, como o mosquito da dengue, e doenças de veiculação hídrica. Os moradores também sofrem com o mau cheiro proveniente do lixo e esgotos lançados no córrego, e com a paisagem desagradável, próprio de um ambiente poluído e degradado. Tais espaços indevidamente ocupados poderiam ser utilizados para a construção de espaços públicos e manutenção da vegetação nativa, que agregariam valor a região. Para isso é necessária a recuperação dos aspectos naturais do córrego Quarta-Feira e suas margens, remoção das famílias sitiadas em áreas de proteção permanente e regularização das invasões das demais áreas, implantação serviços de saneamento, e educação ambiental da população local aliada a fiscalização para evitar novas invasões.
Instituição de Fomento: Capes
Palavras-chave: córrego Quarta-Feira, Uso do solo, Saneamento.