62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A ECOLOGIA DA LEITURA NA ARTICULAÇÃO BIBLIOTECA E SALA DE AULA
Marília Fabiana Pires Mendonça 1
Francisco Roberval dos Santos Junior 1
Vanessa Maria da Silva Clemente 1
1. Depto. de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho é um recorte do Projeto Ecologia da Leitura, desenvolvido na disciplina Literatura Infantil I, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como objetivo investigar a estrutura e funcionamento da biblioteca escolar e as práticas docentes referentes à leitura literária na escola. A relevância dessa pesquisa está na possibilidade de oferecer aos docentes subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com o texto literário de qualidade e perceber as atividades desenvolvidas nos espaços destinados à leitura como prática de formação leitora.
METODOLOGIA:
A investigação foi realizada em uma escola da rede pública do município de Natal-RN no ano de 2009 e desenvolvida em três etapas. Inicialmente, foi observada a estrutura física da instituição de ensino e dos espaços dedicados à leitura. Em seguida foi implementado um encontro de formação com os professores estabelecendo um momento de estudos teóricos referentes à importância da biblioteca para a formação do leitor e a elaboração de atividades significativas com a literatura em sala de aula. Na terceira etapa foi realiza a leitura da história "O bisavô e a dentadura" de Sylvia Orthof (2007) para duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas entrevistas com 6 crianças, escolhidas aleatoriamente, para perceber como foi experimentada a história e as atividades de leitura realizadas pela professora da turma. Através de questionários, com perguntas abertas, foi possível identificar as concepções de ensino, de leitura, de literatura e as práticas dos docentes. Como referencial teórico optou-se por Amarilha (1997), Milanesi (1991), Garcia (1989), Leal (2002).
RESULTADOS:
Verificou-se uma divergência entre as respostas dos alunos e das professoras no que se refere à prática de leitura em sala de aula e ao incentivo de ida à biblioteca. Constatou-se a pouca utilização dos espaços de leitura pelos alunos e apesar da boa organização e acervo, não existe um trabalho concreto que articule biblioteca e sala de aula.
CONCLUSÃO:
O trabalho sistemático e planejado com a leitura literária em sala de aula e o incentivo a ida à biblioteca, assim como a boa articulação entre coordenação pedagógica, professores e bibliotecários na elaboração de projetos de incentivos a prática de leitura pode favorecem a formação leitora dos aprendizes.
Palavras-chave: Literatura, Biblioteca, Formação do leitor.