62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
REFLEXÃO CRÍTICA DE EXPERIÊNCIAS COM LEITURAS DE TEXTOS E IMAGENS NA UNIVERSIDADE
Márcio Norberto Farias 1
Luciana Azevedo Rodrigues 2
Jaques Lage Magalhães Caldeira 1
Laysa Gonçalves Martins 3
José Sebastião Andrade de Melo 4
1. Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Lavras / UFLA
2. Departamento de Educação, Universidade Federal de Lavras/UFLA
3. Departamento de Exatas, Universidade Federal de Lavras/UFLA
4. Departamento de Química, Universidade Federal de Lavras/UFLA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho busca refletir criticamente a leitura de textos e de imagens cinematográficas, realizada no interior de dois projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Lavras - MG, no segundo semestre de 2009, destacando seus impasses e suas possibilidades formativas.
METODOLOGIA:
No projeto do "Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação" o objetivo foi de promover posturas fundamentadas teoricamente e capazes de exercer a auto-reflexão crítica a partir da leitura e interpretação dos textos que integram o marco teórico da denominada "Escola de Frankfurt" em sua primeira geração. Já, no projeto "Cinema com Vida" buscou-se atingir o mesmo objetivo a partir da análise e interpretação de imagens cinematográficas. Em ambos projetos, fomentou-se um ambiente de discussão a partir das obras exibidas, permitindo um olhar diferenciado sobre a forma e o conteúdo nelas presentes. Desse modo, enquanto os textos estudados discutiram os processos formativos mediados tecnologicamente na cultura contemporânea, marcada por relações orientadas pelo fetichismo da mercadoria; as análises dos filmes, especificamente da trilogia QATSI, trouxeram como marca temática a produção do conhecimento científico como processo histórico e social.
RESULTADOS:
A partir do desenvolvimento dos dois projetos, foi possível perceber como a renúncia de docentes e discentes em trabalhar com obras que escapam aos seus domínios pode enrijecer suas formações, afastando-os do contato com idéias capazes de transformá-los e de ampliar seus conhecimentos. Além disso, o trabalho permitiu a compreensão de que propostas de estudos que definem a medida das capacidades das pessoas tendem a impedir que elas participem ativamente do desenvolvimento de seus potenciais.
CONCLUSÃO:
Por fim, foi possível entender que tomar somente o princípio do número de participantes para conferir a relevância desses projetos na universidade representa muito mais a abertura dos processos educativos às práticas comprometidas com o mercado do que a efetiva preocupação da instituição com a qualificação dos agentes pedagógicos envolvidos.
Instituição de Fomento: FAPEMIG
Palavras-chave: processos formativos, leituras críticas, imagens cinematográficas.